Os limites de placas tectônicas indicados como 1 e 2 no mapa são classificados respectivamente como A limite convergente e limite divergente. B limite divergente e limite convergente. C limite convergente e limite conservativo. D limite conservativo e limite divergente. E limite divergente e limite conservativo.
Respostas
Resposta:
Olá!
A placa de Nazca ( 1 ) ali representada faz limite convergente e a placa Sul-Americana ( 2 ), limite divergente.
Portanto, letra A.
Espero ter ajudado!
Os limites das placas tectônicas indicadas em 1 e 2 são, limite convergente e limite divergente. Ou seja, letra A.
Vamos entender melhor.
Placas Tectônicas
A crosta terrestre ou litosfera é formada por vários pedaços de terra que se movimentam, causando as alterações no relevo. Essas são as chamadas placas tectônicas.
As placas tectônicas movimentam-se em decorrência das correntes de convecção do manto terrestre, causando terremotos, tsunamis, formação de vulcões e cadeias montanhosas.
As placas tectônicas possuem três tipos de limites:
Convergente por subducção
Acontece quando duas placas se chocam, havendo o afundamento da placa mais densa. Esse tipo de choque, formam cadeias montanhosas, como a Cordilheira dos Andes.
Convergente por obducção
Ocorre o choque entre as placas, mas sem o afundamento de uma delas. Esse tipo de movimentação pode gerar falhas no ambiente, como é o caso da Falha de San Andreas.
Divergente
As placas se afastam uma das outras, formando falhas e/ou rachaduras, vulcões e causando terremotos na superfície terrestre. No oceano, o afastamento das placas forma as dorsais mesoceânicas.
Aprenda mais sobre Placas Tectônicas em: brainly.com.br/tarefa/2900552
#SPJ5