• Matéria: História
  • Autor: cathyzinha
  • Perguntado 4 anos atrás

VALE 100 PONTOS

a) Você entendeu o processo de conquista da América e
as formas de organização política dos povos indígenas
e europeus?

b) Conseguiu diferenciar se houve um encontro de culturas,
uma conquista, invasão ou desencontro de culturas?

c) Nesse processo, ocorreram resistências ou os habitantes
nativos se aculturaram e desenvolveram relações
amistosas com os colonizadores?

d) Com a expansão da América Portuguesa, houve
diminuição da população indígena?


Emilhuggffdf: 50

Respostas

respondido por: maikongieseler411
13

Resposta:

  • A : A relação entre os portugueses e os índios vai muito além da utilização da mão-de-obra e da exploração do pau-brasil. Há de se destacar, igualmente, que a guerra entre índios era algo comum, uma verdadeira obsessão, até mesmo pela grande diversidade de culturas indígenas disputando território. Nessas guerras entre índios, os portugueses conseguiram, sem grandes dificuldades, por exemplo, um grande número de indígenas que eram capturados por tribos inimigas e trocados com os portugueses.
  • B :  Há de se destacar, igualmente, que a guerra entre índios era algo comum, uma verdadeira obsessão, até mesmo pela grande diversidade de culturas indígenas disputando território.
  • C: certamente milhares de índios foram aculturados e incorporados na nova sociedade que estava sendo construída, dando origem à composição genômica da sociedade brasileira, que apresenta quase 10% de ancestralidade indígena.
  • D: No momento da conquista europeia, milhões de indígenas habitavam as terras que viriam fazer parte da América portuguesa. Não há estatísticas sobre a população indígena original, e as estimativas variam de 1 a 10 milhões de habitantes. …Um genocídio em câmara lenta acompanhou a colonização portuguesa e prosseguiu nos séculos XIX e XX no Brasil independente”.

Explicação:


cathyzinha: ObgS2
adriellicte90: Me ajuda com uma questão por favor?
adriellicte90: É pra hoje
respondido por: Lulas1609
0

A : A relação entre os portugueses e os índios vai muito além da utilização da mão-de-obra e da exploração do pau-brasil. Há de se destacar, igualmente, que a guerra entre índios era algo comum, uma verdadeira obsessão, até mesmo pela grande diversidade de culturas indígenas disputando território. Nessas guerras entre índios, os portugueses conseguiram, sem grandes dificuldades, por exemplo, um grande número de indígenas que eram capturados por tribos inimigas e trocados com os portugueses.

B : Há de se destacar, igualmente, que a guerra entre índios era algo comum, uma verdadeira obsessão, até mesmo pela grande diversidade de culturas indígenas disputando território.

C: certamente milhares de índios foram aculturados e incorporados na nova sociedade que estava sendo construída, dando origem à composição genômica da sociedade brasileira, que apresenta quase 10% de ancestralidade indígena.

D: No momento da conquista europeia, milhões de indígenas habitavam as terras que viriam fazer parte da América portuguesa. Não há estatísticas sobre a população indígena original, e as estimativas variam de 1 a 10 milhões de habitantes. …Um genocídio em câmara lenta acompanhou a colonização portuguesa e prosseguiu nos séculos XIX e XX no Brasil independente”.

Perguntas similares