O Patrimônio Líquido das entidades é peça fundamental nos processos de formação, estruturação e continuidade delas. Entre as contas que o compõe, temos as reservas de lucros, que são geradas por meio dos lucros que a entidade possui e que não foram distribuídos para os sócios ou acionistas. Tais reservas são contas formadas com fins específicos e algumas são obrigatórias. Diante disso e do que foi exposto nas aulas e nos materiais, conceitue três reservas de lucros e descreva a utilidade delas nas empresas.
Respostas
A reserva legal é uma conta contábil utilizada reservar uma parte do lucro líquido da empresa, de modo a preservar o capital social. A reservar recebe o nome de legal, pois diferentes de outras reservas essa possui previsão em lei, tornando-a obrigatória.
A reserva estatutária caracteriza-se como uma conta contábil onde é possível reservar uma parte do lucro líquido da empresa. Recebe esse nome pelo fato de sua existência ser condicionada ao estatuto da empresa.
A reserva de contingência é uma conta contábil, que assim como todas as outras reservas faz parte do patrimônio líquido das empresas, ela é criada com a intenção de ser utilizada para contingências, ou seja, para um evento futuro, mas incerto.
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!