Em um circuito elétrico foi medida a corrente na resistência de 9 ômega e obteve-
se o valor de 3A. Use esses dados para calcular o valor da diferença de potencial
na resistência.
Respostas
Resposta: 27v
Explicação:
U = r . i
U = 9o . 3A
U = 27v
Resposta:
Entenda o que é um circuito paralelo. Um circuito paralelo ramifica-se em diversos caminhos, mas ele se junta depois. A corrente flui através de cada ramificação do circuito.
Caso o circuito tenha resistores no caminho principal (antes ou depois da área ramificada), ou se existem dois ou mais resistores em uma única ramificação,
Calcule a resistência total de cada ramificação. Como cada resistor somente retarda a corrente que passa através de cada ramificação, ele tem um efeito pequeno na resistência total do circuito.
onde R1 é a resistência da primeira ramificação, R2 é a resistência da segunda ramificação, e assim por diante até a última ramificação Rn.
Por exemplo, um circuito paralelo possui três ramificações, com resistências de 10 Ω, 2 Ω e 1 Ω.
Multiplique ambos os lados por RT: 1 = 1,6RT
RT = 1 / 1,6 = 0,625 Ω.
Use esses valores na Lei de Ohm. Se souber o valor a corrente e tensão total do circuito inteiro, você pode encontrar a resistência total usando a Lei de Ohm: R = V / I.
Por exemplo, um circuito paralelo tem uma tensão de 9 volts e uma corrente total de 3 amps. A resistência total do circuito RT = 9 volts / 3 amps = 3 Ω.
Fique atento às ramificações com resistência igual a zero. Se uma ramificação de um circuito paralelo não possuir resistência, toda a corrente vai fluir através dela. A resistência do circuito é de 0 Ω.
Na prática, isso geralmente significa que o resistor falhou ou foi contornado (curto-circuito), e a alta corrente pode danificar as outras partes do circuito.