Vaso funerário de cerâmica marajoara. (400 d.C a 1400 d.C). Ilha de Marajó, Brasil.Fonte: Wikimedia Commons.
Produzida pelos índios que habitavam a Ilha de Marajó, na foz do rio Amazonas, data de 400 d.C. a 1350 d.C., período também conhecido como pré-cabralino, a cerâmica marajoara destaca-se por apresentar o maior nível de complexidade social na pré-história brasileira. Analise as assertivas a seguir sobre a produção de cerâmica da fase marajoara:
I. A produção de objetos dessa fase representava figuras zoomórficas, antropomórficas e padrões geométricos por meio da combinação de pintura, incisões e modelados.
II. Destaca-se pela produção de objetos ritualísticos, decorativos e utilitários, dentre eles, potes, vasilhas, vasos, estatuetas e urnas funerárias.
III. A cerâmica cerimonial possuía finalidade festiva e fúnebre, por essa razão era simples e não apresentava superfície decorada.
IV. Também conhecidas como igaçabas, as urnas mortuárias apresentavam em sua superfície, desenhos labirínticos.
É correto o que se afirma em:
A)
II, III e IV, apenas.
B)
I e II, apenas.
C)
I, II e IV, apenas.
D)
II e IV, apenas.
E)
I, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
I,II e III apenas
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
C)
I, II e IV, apenas.
Explicação:
A produção de objetos dessa fase representava figuras zoomórficas, antropomórficas e padrões geométricos por meio da combinação de pintura, incisões e modelados.
Destaca-se pela produção de objetos ritualísticos, decorativos e utilitários, dentre eles, potes, vasilhas, vasos, estatuetas e urnas funerárias.
Cerâmica funeral – Também chamadas de igaçabas. Essas urnas mortuárias
eram decoradas com desenhos labirínticos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás