• Matéria: Português
  • Autor: kauferreira27
  • Perguntado 4 anos atrás

Já faz quatro meses que não escuto um dos meus jovens alunos/as perguntar: “É pra copiar?”, quando durante uma aula, tem matéria escrita no quadro. Ou aquela já famosa e detestada interrogação, “vale ponto?” ou ainda a indagação, “vai dar visto nesse exercício?”. Também tem a dúvida “pode ser em trio?”, quando instrui os alunos a formarem duplas. Às vezes, um aluno/a me pergunta: “E aí, professora, já fez chamada?”, mesmo eu sempre fazendo no final da aula. Faz tempo que não escuto um “poxa, professora, libera a gente mais cedo!”. Vinte semanas que não ouço ninguém reclamar que fez o trabalho, mas tá sem nota no sistema, nem protestar contra trabalhos em grupo, argumentando que preferia fazer sozinho. Essas pequenas interações que temos com os estudantes, tem feito muita falta no meu cotidiano. E falo isso plenamente consciente que reclamo de tudo isso. Não raro, respondo essas perguntas com impaciência. Desculpem por isso.
Quatro meses que a gente não abraça aqueles ex-alunos queridos quando nos encontramos no refeitório, na quadra, nos corredores. E tem sempre uns que a gente vê, nos dão um sorriso, e soltam um: “E aí, professora?”, e nem sempre a gente recorda quando aquela pessoa esteve sentada nas carteiras das nossas salas. De que turma ele era mesmo? Caramba, eu vi esse menino tímido e baixinho, agora já tá se formando! Eu vi essa garota introvertida e quieta virar representante de turma, artista, ativista, Quanto mais tempo na mesma escola, mais a gente fala essas coisas, afirmamos nossa surpresa diante da constatação que o tempo passa, que os alunos e alunas crescem, florescem, vão embora.
Localize nesse trechos:
A) Palavras que indicam informações ou circunstâncias que mostram ideia de tempo:
B) Palavras que indicam informações ou circunstâncias que mostram ideia de lugar:

Respostas

respondido por: karlosruam9
0

Resposta:

A saudade gerada pelo isolamento social

respondido por: gerlisonlisboa
0

Resposta:

isso tudo é a saudade da vida antiga por exemplo tipo a pandemia o isolamento social todo mundo está solitário agora as cousas mudam nem sempre como era antes mais um dia tudo isso vai acabar todos nóis iremos superar essa juntos

Explicação:

FIQUE COM A FOTO DA KELY DE FREE FIRE. COMO PRESENTE

Anexos:
Perguntas similares