Av - Subst. 2 - Qualidade de Vida e Educação Física
1)
Coronavírus é uma família de vírus, e seu novo agente foi descoberto em dezembro de 2019 na China. Nomeada de COVID-19, esta é uma doença causada pelo SARS-CoV-2 e apresenta um quadro clínico que varia de infecções sem sintomas até problemas respiratórios graves. Entre os grupos de risco, que apresentam maior chance de desenvolvimento da condição grave da doença estão os idosos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, entre outros. Nota-se que apesar de poucos dados a obesidade está relacionada a uma baixa resposta imune e altos índices de óbitos na população infectada. Visto isso deve-se procurar uma resposta explicando o porquê de uma população ainda tão sedentária, mesmo com incentivos a prática de atividades físicas através da disponibilização de espaços públicos. Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. É necessário conhecer as condicionantes relacionadas a não adesão aos programas de atividade física, e também analisar em um ponto de vista multiprofissional o desenvolvimento de ideias que incentivem participação do público.
PORQUE
II. Os programas de atividade física e saúde não estão atingindo uma parcela significativa da população, torna-se então de suma importância que os órgão responsáveis compreendam as causas e corrijam os erros.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Um estudo publicado no The Lancet por Guthold et al. (2018) apontou que em 2016, 53,3% das mulheres e 40,4% dos homens brasileiros não praticavam atividade física suficiente. Por sua vez, Onder et al. (2020) mostraram que na Itália, no pico de mortes pela pandemia causada pelo SARS-CoV-2, os óbitos eram observados principalmente entre pacientes idosos do sexo masculino que também apresentavam múltiplas comorbidades, incluindo a obesidade. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Promover saúde é gerar economia para os cofres públicos, desafogar os sistemas de saúde congestionados e preparar a população para ter menos impactos em tempos de uma catástrofe como a do novo coronavírus.
II. A obesidade está relacionada a uma baixa resposta imune e altos índices de óbitos na população infectada.
III. Estimular a saúde através da atividade física e lazer não é uma tarefa impossível, mas depende do trabalho conjunto de profissionais, pesquisadores e gestores públicos.
IV. Nesse momento de crise é importante observar os efeitos do comportamento sedentário da população e iniciar a elaboração de programas para reverter os índices de sedentarismo.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II, III e IV, apenas.
b)
I, III e IV, apenas.
c)
I, II e III, apenas.
d)
I, II e IV, apenas.
e)
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
1- b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
2- a) II, III e IV, apenas.
Explicação:
CORRIGIDAS PELO AVA
Quando pensamos na prática de atividade física no cenário de pandemia do coronavírus, estamos avaliando um padrão de qualidade de vida que já deveria existir, e pelo fato de não existir, refletiu no comportamento da doença causada pelo SARS-Cov-2. A resposta correta da questão nº 1 é a alternativa B e da questão nº 2 é a alternativa A.
1)
Para responder corretamente esta questão é preciso entender quais são fatores que levam ou não a realização da prática de atividade física, que inclui a adesão, motivação, barreiras, interrupções e até desistência, não se trata de uma decisão única e certeira.
A adesão a prática de atividade física
A primeira barreira na fase adulta em relação a iniciar uma atividade física é o tempo, isso porque a partir dessa decisão, será necessário abrir um espaço na agenda cheia de compromissos.
Além disso, é necessário encontrar o local adequado, afinal a academia não combina com todo mundo, tem pessoas que preferem malhar ao ar livre.
A adesão não é imediata, inicialmente a ideia de saúde e bem estar são os motivadores para a realização de qualquer atividade física, depois o apoio de familiares e amigos, seguido da sensação de não ser um sacrifício. Porém, permanecer ativo ou se desligar da prática de atividade física envolve fatores externos e internos como:
- Controle do peso
- Queda do risco de hipertensão
- Queda do estresse e da depressão
- Satisfação
- Desenvolvimento da autoestima
- Socialização
- Falta de tempo
- Falta de energia
- Falta de motivação
Desta forma, o desafio para os gestores de programas de atividade física e saúde vai além de apenas atrair a população, é preciso faze-la permanecer nestas atividades.
2)
Esta questão fala exatamente em como a pandemia causada pelo SARS-Cov-2 afetou gravemente pacientes que apresentavam comorbidades, sendo a obesidade uma delas. Neste contexto a prática de atividade física além de promover saúde seria um verdadeiro aliado para a manutenção da imunidade.
O olhar ampliado para prática de atividade física após a pandemia do coronavírus
A prática de atividade física traz benefícios que vão além da estética, pois viabiliza o bem-estar, disposição e autoestima, mas também implica positivamente em doenças do sistema nervoso central, como o Alzheimer, promove o equilíbrio de níveis de gordura e colesterol no sangue, dentre outros.
Entretanto não garante que um indivíduo ao ser exposto à um vírus, como aconteceu na pandemia do coronavírus, não sofrerá consequências negativas ou não se contaminará, visto que um processo infeccioso depende também da natureza do vírus.
Um dos principais motivos para a adesão da prática de atividade física é a recomendação médica, entretanto a estética somada com o desejo de saúde torna a atividade física mais atrativa.
Além disso, fatores externos e internos, que vão desde o controle de peso a socialização impactam na decisão de permanecer praticando atividade física, o que leva a necessidade de um trabalho multidisciplinar dos gestores e profissionais de saúde para atrair e manter a população fazendo atividade física regular.
Confira mais informações sobre qualidade de vida e educação física: https://brainly.com.br/tarefa/37782001
#SPJ2