Respostas
Resposta:
Você sabia que, no Brasil, existem milhares de praticantes de um estilo de dança que remete ao período colonial e às tradições trazidas para cá pelos escravos africanos.
A dança afro incorpora os movimentos característicos de cada orixá, que são utilizados nos rituais em terreiros. Vou comentar abaixo quatro dos que estão mais presentes no cotidiano da dança e que, muitas vezes por preconceito, são vistos por leigos de forma errônea.
OXUM – orixá feminino, representando as águas doces, o amor e a beleza. Em uma das mãos, maneja um espelho, movimento representado na dança com graciosidade e sensibilidade.
OXÓSSI – orixá da caça, da fartura e das florestas. Seus movimentos consistem no manejo do arco e da flecha, seus objetos.
OXALÁ – associado à criação do mundo. Possui duas versões: Oxaguiã (sua versão mais jovem, manejando uma espada e um escudo) e Oxalufã (sua versão mais jovem, seu símbolo é o “apaxorô”, um cajado em metal)
EXÚ – liga o mundo material ao mundo das entidades. Distribui fertilidade, fartura, benções de projeção astral e sorte nos negócios. É sempre o primeiro orixá a receber oferendas e saudações nos ritua...
Explicação:
Ai é só falar qual você mais gostou.
Resposta:
Capoeira
Explicação: