• Matéria: Sociologia
  • Autor: suelenamanda
  • Perguntado 9 anos atrás

QUESTÃO 2

A afirmação do texto intitulado Brasil avança, mas fica em 8º em ranking de democracia na América Latina, de Albert Steinberger, de que mesmo acontecendo, como no ano de 2012, momento em que o Brasil ostentou a oitava posição - última entre os países considerados de desenvolvimento democrático médio -, sua pontuação no índice subiu, passando de 4, 907 no ano passado para 5, 023 neste ano. Este foi o segundo ano seguido em que o país permaneceu entre os de desenvolvimento médio, "consolidando sua progressiva melhora". Elogiado no documento por ter sido o pioneiro na criação de um sistema de urnas eletrônicas na região e por abrir as contas do governo na internet, o Brasil foi um dos oito que apresentou melhoras no índice absoluto. Ao analisar estas considerações, pode-se ressaltar a predominância de algumas abordagens quando o assunto é a posição do Brasil no ranking da democracia na América Latina. Escolha dentre as abordagens abaixo aquela que possibilite um posicionamento crítico e coerente sobre esta posição e elabore um parágrafo argumentativo.

Abordagem: grau de focalização apresentado na análise de um determinado tema.

 


QUESTÃO 3


IDH do Brasil e sua classificação

O IDH do Brasil para 2012 foi de 0, 730 - classificado como Desenvolvimento Humano Alto - e a sua posição em comparação com os 187 países e territórios classificados é de 85. A classificação do Brasil é compartilhada com a Jamaica. Entre 1980 e 2012, o valor do IDH do Brasil aumentou de 0, 522 para 0, 730, um aumento de 40%, o que significa um aumento médio anual de cerca de 1,1%. A classificação do IDH do Brasil para 2011, com base em dados disponíveis em 2012 e os métodos utilizados em 2012, foi de 85º entre 187 países. No *RDH 2011, o Brasil ficou em 84º entre 187 países.



 
A Tabela 1 apresentou o progresso do Brasil em cada um dos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre 1980 a 2012, sendo necessário, para um entendimento global, relacioná-los aos estudos de Apoio à Democracia na América Latina que instituiu a oitava posição ao referido país entre 18 países da América Latina analisados em um Índice de Desenvolvimento Democrático da região em 2013. Elabore um parágrafo fazendo um paralelo entre o resultado da pesquisa sobre o Desenvolvimento da Democracia e os indicadores do IDH, no que se refere ao Brasil.


debora3101: Alguém pode ajudar nessa questão ???
wsasarahlopes: questão 2- O Brasil é um país que avança cada vez mais nas questões que privilegiam a política partidária, tudo se resume em favorecer a politica ou aos grandes empresários. Sendo assim, os elementos sociais, educacionais, estruturais do país ficam as traças, não interessam aos gestores do país procurar sanar as questões inerentes as refrações sociais do seu povo, uma vez o que importa pra eles não é a questão relevante do povo, mas sim dos bolsos, das cuecas e as contas bancarias (...)
wsasarahlopes: (...) dos paraísos fiscais no planeta. A impunidade da justiça brasileira é um eminente condicionante para que ocorra no país tantas indiferenças nas questões que se refere ao interesse popular.
anatofa: e a questão 3 alguém pode ajudar?
daac: questão 3 galeraaaa?
alidri0112: O IDH do Brasil da década de 80 até o ano de 2012 aumentou de forma considerável, porém isto não quer dizer que a democracia no Brasil acompanhou este acrescente. O Brasil mesmo sendo um país democrático permissivo de manifestações dos movimentos sociais, continua praticando violência contra sua nação de forma desacerbada comprovando assim as estatísticas não favoráveis a um país que se intitula democrático. Um exemplo disso é a questão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB que
alidri0112: demonstra índice elevado a cada pesquisa, não quer dizer que o nível intelectual deste é considerável, uma vez que o país se preocupa mais com eficiência e eficácia do que com a efetividade, ou seja, se preocupa em demonstrar para os financiadores das Politicas Publica do país os números, estes sim são mais importantes do que a qualidade.

Respostas

respondido por: JulianaEwig
43
Também preciso desta resposta :(


danielaapereira: O progresso do Brasil no IDH até o ano de 2012 aumentou, mas mesmo que tenha aumentado não quer dizer que a democracia no Brasil também esta em alto nível, pois é como o indicador de média de anos de escolaridade, mesmo que tenha aumentado nem todo mundo pode usufluir de uma escola ou faculdade, porque mesmo que tenha pública, existe uma burocracia gigantesca para poder estudar dentro de tal escola, mas estudar que eu cito, é ter professores adequados dentro da sala de aula,
danielaapereira: material suficiente para poder ensinar os alunos, merenda, carteiras e salas de aula com condição sufisiente para receber estudantes, pois muitos não estão ali só para não ficar em casa, muitos querem aprender, adiquirir conhecimento e ser um bom profisional. O Brasil não só está em nível baixo no indice de Desenvolvimento Democratico, ele está mais baixo que isso na realidade, na sociedade, na fila de um hospital, na preferencia de atendimento á quem tem dinheiro.
wsasarahlopes: Questão - Penso assim...
O IDH do Brasil da década de 80 até o ano de 2012 aumentou de forma considerável, porem isto não quer dizer que a democracia no Brasil acompanhou este acrescente. O Brasil mesmo sendo um país democrático permissivo de manifestações dos movimentos sociais, continua praticando violência contra sua nação de forma desacerbada comprovando assim as estatísticas não favoráveis a um país que se intitula democrático. Um exemplo disso é a questão da educação (...)
wsasarahlopes: (...) no Brasil que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB que demonstra índice elevado a cada pesquisa não quer dizer que o nível intelectual deste é considerável, uma vez que, o país se preocupa mais com eficiência e eficácia do que com a efetividade, ou seja, se preocupa em demonstrar para os financiadores das Politicas Publica do país os números, estes sim são mais importantes do que a qualidade dos às Políticas Publicas voltadas para atenuar as variadas questões sociais do país
wsasarahlopes: (...) país os números, estes sim são mais importantes do que a qualidade dos às Políticas Publicas voltadas para atenuar as variadas questões sociais do país. O aumento do IDH nas questões sociais do Brasil em alta não quer dizer qualidade e sim o quanto esta conseguindo atingir com números o que o financiador investiu.
wsasarahlopes: Espero ter contribuído Debora! Boa sorte!
debora3101: Obg Wsasarahlopes pode ter me ajudado :)
suelenamanda: Obrigada Wsasarahlopes :D
LussandraSousa: obrigada
rarissa: qual é a resposta da 2?
Perguntas similares