PERGUNTA: Livro Didático - disputa de narrativas.
Leia atentamente as citações abaixo, ambas extraídas do livro História: Das cavernas ao terceiro milênio, de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota:
- A história constitucional dos Estados Unidos reflete a maturação da consciência política no seio de um povo. A Constituição dos Estados Unidos é uma obra da razão, elaborada por uma elite de homens de boa vontade, interessados no bem comum, desprovidos de avassaladoras “paixões constitucionais”. Os revolucionários norte-americanos não desejavam mais do que mandar em sua própria casa.
- [...] embora a América espanhola tenha ficado livre do domínio colonial, os governos republicanos, tomados pelo conservadorismo e beneficiados pela economia agrário-exportadora, não mediram esforços para manter a maior parte da população afastada da esfera política. Esse quadro de exclusão permanece até hoje.
1. As autoras, em sua interpretação do processo histórico das independências das colônias americanas, assumem claramente uma postura militante, favorável à história latino-americana.
2. As autoras não se preocupam com a neutralidade diante do processo histórico das independências das colônias americanas, pois os fatos se impõem à análise e falam por si mesmos.
3. As autoras se esforçam para assumir um tom de neutralidade diante do processo histórico das independências das colônias americanas, mas só conseguem realizar isso parcialmente.
4. As autoras buscam dar um tom “natural” à interpretação do processo histórico das independências das colônias americanas, porém a mesma se mostra carregada de ideologia.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:As autoras buscam dar um tom natural à interpretação do processo histórico das independências das colônias americanas, porém a mesma se mostra carregada de ideologia.
Explicação: Os trechos demonstram uma interpretação das autoras
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás