1. O que foi a Era Varas?
2. Quais são as Características da Era Vargas?
3. O que caracterizou Vargas como um Populista?
4. Quais foram as fases da Era Vargas?
5. Descreva o que ocorreu na fase do Estado Novo?
Respostas
Resposta:
1) A Era Vargas foi o período da história republicana brasileira no qual o presidente da República foi Getúlio Dornelles Vargas, que governou ininterruptamente o Brasil entre 1930 e 1945. Posteriormente, Vargas assumiu ainda outro mandato entre 1951 e 1954.
2)As principais características do início da atuação de Vargas como presidente foram: 1) a centralização do poder político e o consequente enfraquecimento das oligarquias regionais, especialmente a paulista; 2) a modernização econômica, sobretudo após a Crise de 1929, que exigiu uma aceleração na política de substituição
3) A definição clássica de populismo foi construída para explicar a experiência histórica brasileira, e também de outros países, no século XX. De acordo com a organização feita pelo historiador e professor Marcos Napolitano, esse conceito apresenta as seguintes características:
- Relação direta e não institucionalizada do líder com as massas: A relação do líder populista com o povo era estabelecida por meio da influência de seu carisma sobre as massas. Logo, não era um contato construído por nenhuma instituição política.
- Forte nacionalismo econômico: Tendência dos políticos a adotar medidas econômicas nacionalistas.
- Discurso em defesa da união das massas: O discurso era voltado para a conciliação das diferentes classes sociais. Nesse sentido, o líder não falava em nome de uma classe específica, mas sim em nome da nação.
- Liderança política baseada no carisma e no clientelismo: O papel de líder desempenhado pelo político populista sustentava-se tanto no seu carisma quanto na rede de favores desenvolvida a partir dele.
- Frágil sistema partidário: Na definição clássica, as nações populistas possuíam um sistema partidário frágil, pois o poder político concentrava-se unicamente no líder, não nas instituições políticas.
4) Os anos do governo de Vargas foram divididos pelos historiadores em três fases, que são: Governo Provisório (1930-1934) Governo Constitucional (1934-1937) Estado Novo (1937-1945)
5) O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas. Teve início em novembro de 1937, quando o presidente outorgou uma nova Constituição e decretou o fechamento do Congresso, e foi finalizado quando Vargas recebeu um ultimato dos militares e foi obrigado a renunciar à presidência, em outubro de 1945.
Explicação: