uma partida de tênis é composto por 12 hábitos qual missão de cada um deles?
- Juiz de cadeira
-Juiz de linha
-Juiz de rede
Respostas
Resposta:
Juiz de cadeira: Árbitro acima dos juízes de linha, que comanda o jogo sentado em uma cadeira alta ao lado da rede, no centro da quadra. Pode corrigir as marcações dos juízes de linha. . Aplica penalizações, como advertência, perda de ponto e suspensão.
Juiz de rede: Fiscaliza se a bola toca ou não na rede durante um saque. Hoje é dificilmente utilizado, pois atualmente para isso é mais usado um sensor eletrônico.
Juiz de saque: São dois em quadra. São responsáveis por cuidar se o saque dado pelo tenista adversário não saiu da linha de saque.
Juiz de serviço: São dois. Observam se o atleta não pisa na linha na hora do saque – “foot fault”.
Juiz de linha: São quatro os juízes de linha, dois de cada lado da quadra. Eles são responsáveis por identificar se o saque entrou ou não na área de serviço e orientam o juiz de cadeira em relação às faltas.
Juiz central de linha: Observam se a bola atinge o lado correto da quadra na hora do saque.
E além dos juízes, temos também o pegador de bola, responsável por apanhar as bolas na quadra e alcança-las aos tenistas.
Explicação:
Geralmente a função do juiz fica por conta dos próprios jogadores, cabendo a eles marcar os pontos e o tempo de descanso, contando com um supervisor geral que atua apenas em caso de dúvidas.
Em torneios profissionais existe o árbitro de cadeira – o juiz principal. Depois tem os juízes de linha. A formação mais completa, geralmente em grandes torneios e em fases finais e semifinais, é composta de: – 01 árbitro de cadeira + 4 ou 6 juízes de linha (2 ou 3 de cada lado da quadra), que ficam no fundo da quadra e ajudam a dizer se a bola é fora ou boa.
Em uma partida de tênis a quantidade de juízes pode chegar há 12 juízes divididos em juiz de cadeira, juiz de rede, juízes de linha lateral e central, juízes de serviço e juízes de saque.