)
Os arquivos contêm uma documentação dotada de caráter histórico e é a problematização destes documentos que torna possível a construção de inúmeras narrativas: são tomados como construções sociais possíveis de revelar padrões e valores de comportamento, analisados como produções permeadas por “investimentos de naturezas distintas, resultantes da ação de inúmeros atores, dentre eles a entidade produtora do arquivo, mas também de seus organizadores e custodiadores” (LOPES, 2015, p.4). Assim, antes de chegar ao historiador, os documentos sofreram seleções e classificações – enquanto outros foram eliminados.
Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) O documento é o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, da história, da época, da sociedade que o produziram, mas também das épocas sucessivas durante as quais continuou a viver.
( ) O documento é uma coisa que fica, que dura, e o testemunho, o ensinamento , que ele traz devem ser em primeiro lugar analisados desmistificando-lhe o seu significado aparente.
( ) O documento é monumento.
( ) O documento resulta do esforço das sociedades históricas para impor ao futuro – voluntária ou involuntariamente – determinada imagem de si próprias.
( ) Todo documento é exato, a sua informação não precisa de análise de outras fontes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)
V - F - V - F - V.
b)
F- F - F - V - V.
c)
V - V - V - V - F.
d)
V - F - F - V - V.
e)
F - F - V - V - V.
Respostas
Resposta:
1. c)
V - V - V - V - F.
2. e)
Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
3. d)
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
4.a)
V - V - F - V - V
5.e)
Arquivos Cartoriais
Explicação:
Av. de sub. 2
Com base no texto, podemos afirmar que documentos históricos não são elementos estáticos, mas sim construções culturais que variam no tempo e no espaço. A análise deles, portanto, deve levar em conta a diversidade de variáveis envolvidas em sua produção, duração e disseminação. Assim, a alternativa correta é a C.
Documento e Monumento
De acordo com as considerações do historiador francês Jacques LeGoff, todo documento também é um monumento do passado. Longe de ser algo monolítico, os rastros deixados pelo passado são permeados por intenções, interesses e expressões de várias temporalidades.
A análise de um historiador, portanto, deve ter como pressuposto a riqueza de expressões contidas nos documentos. Deve-se entender sua produção, circulação, permanência e as ideias expressas neles.
Dessa forma, a única afirmativa que contrapõe isso é a última, que afirma erroneamente que o documento é exato e fixo. Todas as outras estão corretas porque reafirmam a complexidade dos documentos históricos.
Entenda mais sobre documentos históricos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1553298
#SPJ2