• Matéria: Geografia
  • Autor: pedro698
  • Perguntado 9 anos atrás

como foi o ciclo do pau brasil


MariahBia: Por quase meio século depois do descobrimento, a “árvore de tinturaria” foi o único interesse português no Brasil. A existência do Pau-Brasil despertou de imediato os exploradores e a localização das árvores, bastante acessíveis no litoral

Respostas

respondido por: millymolly
8

A extração da madeira brasileira foi arrendada a negociantes de Lisboa. Em 1502, um consórcio privado começou a explorar pau-brasil e escravizar índios. A Coroa recebia percentuais crescentes sobre o total arrendado e os negociantes obrigavam-se a continuar explorando o litoral, construindo e guarnecendo a fortaleza.

As árvores eram cortadas por índios e os exploradores chegaram a carregar 20 mil toras de pau-brasil só da feitoria de Cabo Frio. Esta intensa atividade de exploração não formou núcleos de povoamento mas foi registrada na documentação portuguesa e nas obras de artistas que retrataram os primeiros anos do Brasil.

Em 1832, com a notícia das primeiras descobertas de corantes artificiais, o mercado do pau-brasil para tintura começou a diminuir até 1875 quando D. Pedro II extinguiu o imposto especial cobrado sobre a exportação do pau-brasil que passou a receber a mesma taxação das outras madeiras.

respondido por: rayburigattopires
0

Aconteceu na fase pré-colonial.  

(Anos iniciais da colonização portuguesa.)

O Pau-Brasil foi a primeira matéria prima a ser explorada pelos portugueses durante este período  de colonização.  

A extração do pau-brasil era feito com mão de obra indígena,  a partir do escambo, a troca de mercadorias europeias pelo trabalho.

(Resumi para que vcs entendam tudo direitinho sem exaustão)

Bjss

Perguntas similares