ME AJUDEM!!!!
Análise do texto A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E A FORÇA DA TRADIÇÃO (MAYER, Arno J. In MARQUES, Adhemar Martins, et al. História contemporânea através de textos. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2001)
Para Arno Mayer , a Primeira Guerra não pode ser compreendida como um conflito burguês-imperialista. Como ele analise as origens do conflito?
Respostas
Resposta:
Olá, tudo bem?
Você esqueceu de fornecer as alternativas. São elas:
A - De as duas guerras mundiais terem envolvido todos os países da Europa, além de suas colônias de ultramar.
B - De prevalecer antes da Segunda Guerra Mundial o equilíbrio europeu, tal como ocorrera antes de ter inicio a primeira Guerra dos Trinta Anos, em 1618.
C - De, apesar da paz do período entre guerras, a Segunda Guerra ter sido causada pelos dispositivos decorrentes da Paz de Versalhes de 1919.
D - De terem ocorrido, entre as duas guerras mundiais, rebeliões e revoluções como na década de 1640.
E - De, em ambas as guerras mundiais, o conflito ter sido travado por motivos ideológicos, mais do que imperialistas.
A alternativa correta é a alternativa C, explico: a Alemanha, derrotada na Primeira Guerra Mundial por França, Inglaterra e Estados Unidos, foi forçada a assinar o Tratado de Versalhes em 1919, um acordo de paz restritivo que buscava destruir a capacidade alemã de iniciar outra guerra.
O Tratado de Versalhes teve consequências militares, políticas e econômicas para a Alemanha, sendo a econômica a mais importante delas: os alemães, do dia para a noite, se tornaram miseráveis, havia poucos empregos e poucas oportunidades. Isto levou ao avanço do Nazi-Fascismo, um movimento racista e imperialista que prometia devolver a Alemanha ao seu antigo lugar de glória.
Por conta disto, a Alemanha se reamou e atacou os seus vizinhos, dando início à Segunda Guerra Mundial.
Explicação:
de, apesar da paz do período entre guerras, a Segunda Guerra ter sido causada pelos dispositivos decorrentes da Paz de Versalhes de 1919.
Como vimos anteriormente, há uma interpretação dos eventos ocorridos no entre-guerras que fazem parecer que os conflitos se desenvolveram por conta de ligações entre uma guerra e outra. Isso se deu pelo fato da "Paz de Versalhes" ter sido assinada com o olhar voltado às grandes potências, e ter esquecido os países do leste europeu, o que ajudou a desencadear um processo de guerra na década de 1930 - a Segunda Grande Guerra, desse vez, mundial de fato.