(Adaptada Enade, 2011) O Gráfico de controle é utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais. Disponível em: Acesso em: 06 jun. 2018. Sobre esse assunto, considere que um processo vem sendo monitorado por meio de Gráficos de Controle para Variáveis. Para essa situação, analise os gráficos a seguir. Indicam processo sob controle estatístico apenas os gráficos representados em: Alternativas Alternativa 1: I e III. Alternativa 2: I e IV. Alternativa 3: II e IV. Alternativa 4: III e IV. Alternativa 5: I, II e IV.
Respostas
Alternativa 2 está correta: I e IV.
Explicação:
O Gráfico de controle assim como dito, serve de comparação para um determinado processo, para que os problemas ou defeitos sejam prevenidos, e assim os resultados tenham melhores qualidades.
Para que um gráfico esteja sob controle estatístico, deve-se observar os chamados limites de controle, que podemos observar nos gráficos como a linha superior, que é definida como limite superior de controle, a linha inferior que é definido como limite inferior de controle, e a linha pontilhada ao centro do gráfico, também sendo de controle.
Caso se esteja sob controle estatístico, a média da amostra, como definida em vermelho, não deve ultrapassar os limites superiores ou inferiores.
Portanto, as amostras que não ultrapassam os limites de controle, são I e IV, contido na alternativa 2.
Resposta: i e iV estão corretas.
Explicação: