Respostas
Resposta:
A diferença entre a ONU e a Liga das Nações é que a última não dispunha de um corpo militar que a ONU dispõe (denominado de “Força da Paz”), destinado a promover e sustentar um ambiente de paz nos locais em que ocorrem conflitos.
Resposta:A liga das nações foi criada pelo então presidente da época, woodrow wilson, em 1919, que tinha como objetivo criar um órgão internacional e permanente que buscasse manter a paz entre os países. Com a assinatura do tratado de versalhes, que implementou uma serie de sanções a Alemanha, foi criada a liga das nações, com a participação inicial dos 32 países vitoriosos da primeira guerra menos os EUA, pois mesmo a liga tendo sido criada pelo presidente dos Estados Unidos, o congresso não aprovou sua entrada na LDN , pois acreditava que isso tornaria os EUA uma especie de policia internacional.
A liga das nações tinha como objetivo preservar a paz entre os paises, através de debates diplomaticos entre as principais potencias mundiais, além de promover a cooperação entre eles. A mesma é considerada um Fracasso pois não conseguiu impedir uma segunda guerra mundial, não tendo tido nenhum papel de destaque durante os anos que predisseram a guerra.
Porém a organização conseguiu deixar um legado de Internacionalismo mundial, e ajudou a criar varios progamas de cooperação internacional, como programas de estudo com bolsa em outros paises, a corte internacional da justiça ( que hj faz parte da onu), e acabou aproximando os paises para dialogarem entre si.
Ja a ONU foi criada no final da segunda guerra mundial, tendo começado a funcionar um ano antes do fim das ligas das nações. Sua função é basicamente a mesma da LDN, no entanto a ONU conta com os EUA como uma especie de força militar, e abrange mais países que a sua antecessora. A ONU focou seus esforços inciais em combater o colonialismo e, além disso, procura legislar sob os países, ditando os parâmetros do que seria uma politica aceitável, sendo assim, a mesma vai além da LDN em termos de influencia.
Explicação: espero ter ajudado.