Marque a alternativa correta em relação à filosofia patrística. *
1 ponto
a) Esse movimento filosófico tinha como principal característica a busca por explicações metafísicas que justificassem a fé cristã.
b) Encontro entre a filosofia Aristotélica e a proposição lógica.
c) Momento de descontração muito raro na filosofia.
d) Relação entre a filosofia e a proposição política.
e) Concepção empirista que justifica a relação entre a fé católica e o ceticismo grego.
2. Marque a alternativa que melhor corresponde às influencias do pensamento de Agostinho de Hipona. *
1 ponto
a) Tais influências dizem respeito à filosofia empirista da idade moderna.
b) A teoria heraclitiana é a base conceitual da filosofia agostiniana.
c) A teoria da iluminação de Agostinho revela muitos traços da filosofia platônica a partir da concepção de transcendência.
d) Aristóteles, I. Kant e Mario Sérgio Cortella são influências diretas do pensamento de Agostinho de Hipona.
e) Não existe influência filosófica no pensamento Agostianiano.
Respostas
Resposta:
1)a 2)c
Explicação:
1)a) Esse movimento filosófico tinha como principal característica a busca por explicações metafísicas que justificassem a fé cristã.
2)c) A teoria da iluminação de Agostinho revela muitos traços da filosofia platônica a partir da concepção de transcendência.
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A alternativa correta com relação à Filosofia Patrística é: 1- A e 2 - C
A Filosofia passou por uma mudança significativa na transição entre a Filosofia da Antiguidade e a Filosofia da Idade Média. O homem se tornou o foco ligado à crença divina e a justificativa da fé cristã.
Desse modo, o bojo da Filosofia Patrística gira em torno de relacionar a razão com a fé, evidenciando os princípios metafísicos e ontológicos que viriam das doutrinas platônicas, aristotélicas e neoplatônicas. Sua preocupação vai de encontro com a tentativa de levar o homem a Deus pela Revelação e, também, pela racionalidade, função dada ao homem por Deus.
Uma das figuras importantes da Patrística é Santo Agostinho, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus". Santo Agostinho concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade. Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para a divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.
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