Em relação ao uso dos porquês, marque a alternativa que completa adequadamente as lacunas. − Lucas, ______________ você me chamou? − Chamei ______________ preciso da sua ajuda! *
4 pontos
a) Porque – por que
b) Por quê – porquê
c) Por que – porquê
d) Porque – por quê
e) Por que – porque
Respostas
Resposta:
resposta e
4 pontos e a eeee
Resposta:
A alternativa correta sobre o uso dos porquês é a letra e) Por que – porque.
Explicação:
Vamos analisar inicialmente a primeira lacuna.
Nela percebemos que o porquê se encontra no meio de uma pergunta. Quando o porquê aparece no início e no meio de frases o uso correto é "por que" (separado e sem acento).
Já na segunda lacuna, nota-se que o porquê será usado numa resposta, mais precisamente como conjunção entre as orações "chamei" e "preciso da sua ajuda", estabelecendo uma ideia de causa.
Em casos como esse, do porquê utilizado no meio de uma resposta funcionando como uma conjunção que expressa causa, a forma correta de uso é "porque" (junto e sem acento).
Para entender melhor porque os outros porquês não deveriam ser usados nessa questão, segue abaixo um breve resumo de quando usar cada um deles:
- Porquê (junto e com acento) - usado quando assume o papel de substantivo numa frase (aceita um artigo na sua frente - "o porquê);
- Por que (separado e sem acento) - usado no início ou no fim de frases interrogativas ou quando funciona como pronome relativo no meio de frases;
- Por quê (separado e com acento) - usado no final da frases interrogativa, imediatamente antes da interrogação;
- Porque (junto e sem acento) - usado em respostas, mais precisamente como conjunção de orações subordinadas adverbiais causais e de orações coordenadas explicativas.
Para treinar mais sobre o tema, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/8032699