Ajuda pfvr
Patrimônios artísticos imateriais de São Vicente (Interior de São Paulo)
Respostas
Resposta:
Existe uma evolução contínua no conceito do que é patrimônio cultural. A própria Constituição Federal em vigor adota uma definição mais abrangente reconhecendo o patrimônio cultural como a memória e o modo de vida da sociedade brasileira, privilegiando, assim, tanto elementos materiais como imateriais.
É patrimônio cultural e ambiental, o conjunto dos elementos históricos, arquitetônicos, ambientais, paleontológicos, arqueológicos, ecológicos e científicos, para os quais se reconhecem valores que identificam e perpetuam a memória e referências do modo de vida social.
A proteção do patrimônio ambiental urbano está diretamente vinculada à melhoria da qualidade de vida da população. Pois a preservação da memória é uma demanda social tão importante quanto qualquer outra atendida pelo serviço público. (SILVA, 2003)
Reconhecendo o valor e a urgência de se tratar dos assuntos ligados à memória e história do país é que propomos o resgate arqueológico da vila colonial de São Vicente, submersa desde 1542, guardiã da cultura material produzida nessa época e real portadora de informações sobre os aspectos social-histórico-econômico da primeira vila constituída no Brasil.
Utilizando o conhecimento que a ciência arqueológica é capaz de produzir, a cidade de São Vicente, tão carente em documentos históricos na forma escrita, visualiza novas possibilidades de reconstruir sua história através dos vestígios materiais existentes nas águas da praia do Gonzaguinha.
O presente trabalho visa questionar as razões do não aproveitamento do patrimônio cultural subaquático em São Vicente ressaltando as diversas possibilidades de produção de conhecimento nas formas de pesquisa científica e educação patrimonial que um trabalho arqueológico sistemático, criterioso, ciente das recomendações internacionais de proteção ao patrimônio subaquático pode oferecer à sociedade.
Em segundo lugar e não menos importante, a exploração turística, reconhecidamente importante como fator de sustentabilidade, desenvolvimento econômico-social de uma localidade. Agregando ainda oportunidade de experiência cultural e opção de lazer à população e aos visitantes. (DURAN, 2005)
Explicação:
ESPERO TER TE AJUDADO DEIXA UM ❤❤