De acordo com a teoria marxiana, o papel do Estado em um sistema capitalista seria:
Propiciar condições e oportunidades justas e iguais para todos os cidadãos.
Eliminar as desigualdades sociais através da redistribuição de renda.
Manter a dominação de uma classe (burguesia) sobre a outra (proletariado).
Respostas
Resposta:
Manter a dominação de uma classe (burguesia) sobre a outra (proletariado).
Letra C.
Explicação:
Karl Marx acreditava na ideologia de classe dominante (a burguesia). Assim, o Estado é tido como uma instituição que tem como função assegurar e conservar a dominação e a exploração da classe trabalhadora pela burguesia, ou seja, “o executivo no Estado moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa”.
De acordo com a teoria marxiana, o papel do Estado é manter a dominação de uma classe por outra. Logo, a alternativa C é a correta.
A lente com que Marx enxerga o mundo lhe dá uma visão dicotômica da sociedade: para ele, o mundo é dividido entre opressores e oprimidos.
Para ele e para os comentadores de viés marxista posteriores, tanto o papel do Estado como o papel da arte, da filosofia e da técnica, por exemplo, servem ao interesse de dominação de uma classe sobre a outra. Assim como o Antigo Regime dominava a burguesia antigamente, agora é a burguesia que domina o que Marx chamará de proletariado.
É neste sentido que Marx conclama a união dos proletários de todo o mundo no famoso Manifesto Comunista. Mesmo tal teoria tendo falhado com o advento da Primeira Guerra Mundial - que, em vez de unir os proletários, uniu as nações - a teoria socialista e comunista presentes no Manifesto continuam se transformando dialeticamente para serem aceitas no debate público.
É o caso, por exemplo, das mudanças drásticas feitas por Antonio Gramsci.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/29900183