TRABALHO DE GEOGRAFIA
1- Caracterize a natureza do Centro Peste:
a) Relevo:
b) Clima:
c) Vegetação:
2- Caracterize o Cerrado brasileiro:
3- Como se deu a ocupação do Centro Oeste:
a) No Século XVIII:
b) 1950:
c) Ocupação Recente:
4- Como foi a segunda fase de ocupação do Centro Oeste no final do século XIX?
5- De que Maneira a construção de Brasília ajudou na ocupação do Centro Oeste?
ajuda aí pô :l
Respostas
Resposta:
1- Caracterize a natureza do Centro Oeste:
a) Relevo: A Região Centro-Oeste ocupa uma área de 1.606.371,5 quilômetros quadrados, sendo a segunda maior do Brasil. Os estados que compõem essa região e suas respectivas capitais são: Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande), além do Distrito Federal (Brasília – que é capital do Brasil).
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Centro-Oeste possui 14.050.340 habitantes. Esse contingente populacional é o menor entre todas as regiões do país.
b) Clima: O clima predominante é o tropical semiúmido, com duas estações bem definidas – um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso. As temperaturas variam bastante: podem chegar a cerca de 40 °C nos meses mais quentes e 15 °C nos meses mais frios.
c) Vegetação: É no Centro-Oeste que se encontra a maior planície alagada do mundo: o Pantanal. Além dela, a vegetação que predomina é o Cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, espaçadas com tronco e galhos retorcidos.
2- Caracterize o Cerrado brasileiro: O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
3- Como se deu a ocupação do Centro Oeste:
a) No século XVIII;
b) 1950;
c) Ocupação recente.
Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, com o objetivo de descobrir ouro e pedras preciosas, os bandeirantes, partindo da vila de São Paulo, iniciaram a ocupação da região Centro-Oeste, que antes era uma área praticamente esquecida pelos colonizadores.
4- Como foi a segunda fase de ocupação do Centro Oeste no final do século XIX?
A “Marcha para o Oeste” foi um projeto desenvolvido por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo com o objetivo de promover o desenvolvimento populacional e a integração econômica das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O projeto promoveu a criação de pequenos núcleos de colonização, entretanto, teve resultados modestos.
Estado Novo e a Marcha para o Oeste
A marcha para o Oeste fez parte do programa de desenvolvimento econômico e populacional das regiões Norte e Centro-Oeste da ditadura do Estado Novo. Essa ditadura teve início em 1937, a partir do golpe político dado por Getúlio Vargas. Esse período ficou marcado pela repressão das ideias e pela forte propaganda política realizada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A marcha para o oeste foi um dos projetos propagandeados pelo DIP.
As regiões Norte e Centro-Oeste eram consideradas pouco povoadas e pouco integradas com as regiões litorâneas, sobretudo Sudeste e Sul do Brasil. Assim, a proposta inicial era promover o desenvolvimento populacional e econômico dessas regiões. Outra proposta era a integração dessas áreas a partir do desenvolvimento da malha rodoviária, sobretudo em Goiás, considerado estratégico graças à sua posição centralizada no mapa do Brasil.
5- De que maneira a construção de Brasília ajudou na ocupação do Centro Oeste?A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.
Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida. Os trabalhadores que a fizeram ficaram conhecidos como candangos. A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960.
Explicação: