Respostas
Resposta:
Dia 05 de junho comemoramos o Dia do Meio Ambiente! A sociedade chega nessa data com um sinal de alerta aceso. São necessárias ações imediatas para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.
A data comemorativa traz um significado de reflexão sobre a situação do nosso planeta: como temos cuidado da água, da terra, das florestas e de toda biodiversidade? Mudanças climáticas, doenças que afetam a população mundial, tragédias ambientais, deslizamentos de terra, fortes enchentes e num curto intervalo de tempo, seguidas por secas desastrosas. Todas essas manifestações são consequências das nossas atitudes ou mesmo a falta delas. Portanto, somente a reflexão sobre isso não é suficiente. Precisamos da ação de todos em defesa da natureza, em defesa da vida.
Temos o dever de contribuir de alguma maneira, para buscarmos juntos, a sustentabilidade e a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza.
Nossas atitudes, por menores que pareçam ser, podem se tornar grandes, quando estamos trabalhando em conjunto de forma consciente. As reflexões e ações são desde o quê e quanto consumimos até como destinamos nosso lixo. Além disso, nosso papel como cidadão de exigir o cumprimento das leis ambientais também deve fazer parte da lista dessas ações.
Cabe à nós contribuirmos para elaboração de estratégias e aplicar soluções, mobilizar a sociedade, o poder público e também a iniciativa privada num esforço conjunto para a melhoria da qualidade ambiental na nossa região.
Mas também pequenas atitudes no nosso dia a dia podem ajudar fortemente a mudarmos essa situação: consumir o necessário, sem exagero e desperdícios, incentivando a produção local e de pequenos produtores; reaproveitar materiais; separar o lixo para reciclagem; economizar recursos; respeitar as outras formas de vida, cuidar da terra, do nosso jardim, plantar árvores.