A divisão social do tempo, e a percepção da diferença entre o tempo de trabalho e de não-trabalho, em diferentes momentos da humanidade, se faz imprescindível para a análise histórica do surgimento do lazer em nossa sociedade. Tomando a Idade Média como exemplo, percebe-se as distintas formas da nobreza e das camadas populares se relacionarem com o tempo livre.
Sobre o tempo de trabalho, neste período, observam-se duas características marcantes: o desprezo das camadas mais abastadas pelo trabalho, tendo o ócio como uma demonstração de poder e riqueza e a ausência de um controle rígido do tempo para demarcar a jornada de trabalho, ficando sua duração determinada pelos nobres e pelas condições climáticas.
Sobre o uso do tempo livre ou de ócio na Idade Média, indique a alternativa correta:
A)
A população em geral continuou a usar o ócio para o descanso e as comemorações, porém, neste momento, sob uma rígida vigilância da Igreja Católica e dos senhores feudais. Já para os nobres, o tempo livre era um momento de afirmação de poder e de exposição, no qual ostentavam seus gostos, hábitos e costumes luxuosos.
B)
A população em geral buscava práticas representativas da nobreza, com o consentimento da Igreja Católica e dos senhores feudais, visto que isto diminuía tensões existentes. Já para os nobres, o tempo livre era um momento de afirmação de poder e de exposição, no qual ostentavam seus gostos, hábitos e costumes luxuosos.
C)
A população em geral buscava práticas representativas da nobreza, porém, neste momento, sob uma rígida vigilância da Igreja Católica, que desestimulava essas interações. Já para os nobres, o tempo livre era um momento de consumo, no qual ostentavam seus gostos, hábitos e costumes luxuosos.
D)
A população em geral continuou a usar o ócio para se divertir, sendo o consumo a principal características neste momento, já que os interesses da Igreja Católica e dos senhores feudais também convergiam para tal. Já para os nobres, o tempo livre era um momento de afirmação de poder e de exposição, no qual ostentavam seus gostos, hábitos e costumes luxuosos.
E)
A população em geral continuou a usar o ócio para o descanso e as comemorações, porém, neste momento, independente da Igreja Católica e dos senhores feudais. Já para os nobres, o tempo livre era um momento de consumo, no qual ostentavam seus gostos, hábitos e costumes luxuosos.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Certa é E
Explicação: A população em geral continuou a usar o ócio para o descanso e as comemorações, porém, neste momento, independente da Igreja Católica e dos senhores feudais. Já para os nobres, o tempo livre era um momento de consumo, no qual ostentavam seus gostos, hábitos e costumes luxuosos.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás