• Matéria: Inglês
  • Autor: tayaneluiza1302
  • Perguntado 4 anos atrás

Como eram feitos os filmes coloridos? (Por favor não falar pouquinha coisa, isso é para um trabalho importante)

Respostas

respondido por: acai10caete
0

O tingimento era um processo mais simples e rápido, que consistia em mergulhar os filmes em tanques de tinta, ou pintá-los com grandes pincéis, fazendo assim com que cada filme, ou trecho de filme, ficasse com apenas uma cor. Esse recurso era usado com a intenção de realçar a atmosfera das cenas, o clima e sentimento de cada sequência ou do filme por completo, sendo por esse motivo diferente do objetivo da colorização quadro a quadro, que buscava o realismo (a não ser em casos em que, por exemplo, tínhamos uma cena noturna colorida de azul, ou um incêndio representado com a cor vermelha. Ainda assim, nesses casos a busca pelo realismo não era exatamente na representação e sim na ambientação). O tingimento ocorria de duas formas, uma delas era chamada de tingimento mesmo, e era esse processo de se pintar o filme inteiro, partes claras e escuras, o outro era a viragem, em que apenas as partes escuras eram coloridas, deixando assim as partes claras brancas como no filme original.

Ambos os processos foram abandonados pelo circuito comercial de produção cinematográfica, tanto pelos gastos inerentes à produção de tais filmes quanto pelo fato de o público, na melhor das hipóteses, não fazer questão de assistir aos filmes coloridos em detrimento dos em preto e branco. As cores artificialmente colocadas nas películas não eram um atrativo para o público da época, que via muito mais realismo, algo que era importante para a crítica e público no início do século XX, nas versões em preto e branco.

“Então”, você pode se perguntar, “por que não ouvimos falar desses filmes coloridos artificialmente? Por que sempre assistimos e ouvimos falar de filmes antigos sendo feitos em preto e branco?”. A resposta é simples e triste ao mesmo tempo. À época era mais caro preservar um filme colorido que um em preto e branco. Some-se a isso a indiferença (ou até repulsa) do público aos filmes coloridos pelos processos que descrevi, a impossibilidade de se fazer cópias desses filmes para posse e reprodução caseira (Olha aí o que eu disse sobre estranhamento do passado. Era um tempo sem Blu-Rays, DVD’s ou mesmo VHS! Não existia o conceito de “Home Video”!!!), e a costumeira destruição de filmes para liberação de espaço em arquivos e até mesmo para fortalecer esforços de guerra (pretendo falar disso em outro texto), e acabamos hoje com muitos filmes perdidos, cópias incompletas e, como era de se esperar, os primeiros filmes a serem destruídos eram os coloridos. Uma pena.

Por esses motivos temos poucas cópias de filmes coloridos dessa época, e por isso nosso imaginário e memória são recheados de películas em preto e branco, fazendo então com que pensemos nas cores como algo que chegou no cinema posteriormente, o que não é verdade.

Anexos:

acai10caete: Coloquei Bastante Coisa ja que Você Pediu
Perguntas similares