Caderno da cidade pag.20
Discuta oralmente sobre a relação entre as grandezas "tempo" e "massa" na situação do item 1. Investigue se há proporcionalidade entre elas e, em caso afirmativo, de que tipo:
ME AJUDEEM!!!
Respostas
Explicação passo-a-passo:
Vamos lá colega, raciocinar juntos.
A) Massa corporal e idade.
É sabido que, conforme envelhecemos, nossa massa corporal diminui; portanto, inversamente proporcional, pois quanto mais envelhecemos, nossa massa corporal diminui.
B) Distância e tempo gasto para percorrê-la.
Aqui no caso, não são proporcionais, porque percorremos uma estrada, em mais tempo ou menos tempo, dependendo da velocidade, portanto, a grandeza física importante é a velocidade.
A extensão da estrada não muda, então a única variável física que conta, para gastarmos mais tempo ou menos tempo, é a velocidade.
C) Medida do lado de um quadrado e seu perímetro.
Sabemos que o quadrado é uma figura geométrica, em que
seus quatro lados, são congruentes, ou seja, são iguais. Daí que sua área é dada por A = l² .
Já o perímetro, que é a soma de todos os lados de uma figura geométrica, é P = 4.l .
Então aí, percebesse uma relação diretamente proporcional, pois quanto maior for o lado do quadrado, maior será sua área e seu perímetro.
D) Velocidade e tempo
São relações inversamente proporcionais, porque quanto mais sou veloz ao deslocar-me em uma rodovia, o tempo gasto para percorre-la é menor.
Portanto, a velocidade x tempo, são grandezas físicas inversamente proporcionais.
E) Quantidade de combustível e a distância percorrida por este automóvel .
São relações diretamente proporcional, porque quanto mais rodo por aí, mais consumo combustível.
Mais kilómetros rodados, mais combustíveis gastos.
F) Altura e idade
Quando estamos crescendo, existe o que chamaríamos de uma altura padrão, para a nossa idade. Mas posteriormente, vemos que não há relação, entre a atlura de uma pessoa e sua idade. Por ex. uma moça de 24 anos com 1,90 m de altura. Dali há 30 anos, a mesma moça continuará com seus 1,90 m e terá 54 anos.
Portanto, percebemos que não existe uma proporcionalidade diretamente ou inversamente, entre a idade de uma pessoa e sua altura.
Espero tê-lo ajudado.
Bons Estudos.
kélémen.