Respostas
Resposta:
Segundo Sinai (apud Chaves, 1986) um problema de saúde é considerado como problema de saúde pública quando preenche quais condições essenciais:
Constitui causa comum de morbidade e ou mortalidade;
Existem métodos eficazes de prevenção e controle;
Tais métodos não estão sendo utilizados de modo adequado pela comunidade.
De acordo com a segunda edição do livro 'Odontologia Social' publicado em 1977 por Mario M. Chaves, os critérios de SINAI que estabelecem que um problema especifico de saúde é de responsabilidade pública, são divididos em três partes, que ele distribui como A, B e C.
A primeira parte é composta pela constituição de uma causa comum de morbidade/mortalidade, ou seja, quais são as possíveis causas para aquele problema de saúde específico ter surgido em uma determinada área. Em um segundo momento, Chaves afirma que é preciso entender e descobrir quais são os métodos mais eficazes de prevenir e controlar esses problemas e, por fim, temos a etapa de aplicação dos métodos, que podem variar em questão de tempo, localização e condições da população acometida.
A saúde pública trabalha com ranking de prioridades, no qual uma determinada população local precisa se encaixar para ser considerada um problema de saúde pública, esses critérios variam de acordo com a região de aplicabilidade, mas basicamente giram em torno de 5 pontos específicos que são: o número de pessoas acometidas, quais são os danos já causados, qual atuação poderá ser mais eficiente, o custo per capita e o quão interessada aquela comunidade está na resolução desse problema.
Espero ter ajudado!
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/10524141