Respostas
Resposta:
Existe um tipo de cidadão que pode ser chamado de cidadão máximo, que é aquele que atende seu papel na sociedade e conhece seus direitos e deveres. Ou seja, se por um lado o cidadão tem os seus direitos, por outro ele tem os seus deveres. E, quando lidamos com pessoas no setor público, temos que ter isso muito claro.
É preciso engajar a sociedade para que o cidadão saia do papel de cidadão mínimo, que é aquele que pensa: “eu pago meus impostos e você tem que entregar os serviços”. Essa pessoa tem uma visão muito limitada do que de fato é ser cidadão e, provavelmente, exigirá muito do Estado, além de contribuir pouco com a sociedade.
Estando consciente disso, o servidor público pode ajudar as pessoas a entenderem o seu papel e refletirem que mesmo uma pequena atitude, como não jogar lixo na rua, pode ter um grande impacto na sociedade como um todo. Inclusive, no tamanho do estado e suas responsabilidades em prol do bem comum.
Portanto, cuidar de pessoas também passa por auxiliar o cidadão a entender o que é de fato o bem público, qual é o seu papel em relação a isso, e que ele tem seus direitos, mas também tem o seus deveres.