• Matéria: Biologia
  • Autor: kaiquebarreto202013
  • Perguntado 4 anos atrás

ME AJUDEM PLEASE! NO MINIMO 10 LINHAS MAS SE QUISEREM MANDAR A MAIS MANDE A VONTADE​

Anexos:

Respostas

respondido por: estudante200829
2
Olá

Uma fogueira é um conjunto de qualquer material que possa arder em chamas, seja individualmente, como a lenha, seja na composição de dois ou mais componente, como madeira e papel, por exemplo. Com diversos objetivos, pode servir para promover aquecimento, cozer alimentos, manter animais selvagens afastados, práticas de rituais religiosos, ritos pagãos, festas e divertimento.

Já foi utilizada como método de aplicação de pena de morte. Durante os dois últimos séculos da idade média e os dois primeiros da idade moderna, tornou-se comum a aplicação de pena de morte na fogueira por crimes como heresia e bruxaria, primeiro pela Igreja Católica; depois, largamente, pelas igrejas protestantes

No Brasil, é muito comum o acendimento de fogueiras durante as comemorações da festas juninas, sobretudo na noite de São João. Segundo a tradição católica, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.

No semiárido, a caatinga sofre diretamente as consequências desta ação, principalmente com a retirada de madeira para produção de carvão e para alimentar fornos das padarias, caldeiras das indústrias, além da prática das queimadas em muitas áreas. O Programa de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por satélite, do Ministério do Meio Ambiente, mapeou a situação atual do desmatamento na Caatinga, destacando que entre 2002 e 2008, a cobertura vegetal foi suprimida em 16.576 km². Segundo a pesquisa, atualizada em 2010, o percentual de áreas desmatadas em 2002 era de 44,3% e subiu para 46,5% em 2008.

Esta situação viabiliza a desertificação, uma vez que os solos perdem nutrientes e podem sofrer processos de erosão ou mesmo infertilidade. Pesquisas apontam que a desertificação é o mais grave problema ambiental da região Nordeste, chegando a atingir uma área de mais de 900.000 km², o que faz com que não exista no país outro problema ambiental que atinja tal dimensão geográfica e afete direta ou indiretamente tamanha quantidade de pessoas, chegando a uma média de 15 milhões de brasileiros.


Espero ter ajudado!!

Anexos:

kaiquebarreto202013: Muito obrigadooo
Perguntas similares