O crescimento demográfico da Baixa Idade Média levou à um aumento das forças produtivas e por consequência um aumento da oferta de alimentos. Para dar contas das necessidade de uma população que crescia invenções técnicas foram desenvolvidas para melhorar a produção no campo. Uma das principais foram os arados de ferro que substituíram o arado de madeira, bem como a rotação do plantio. Responda: quais as vantagens do arado de ferro para produção agrícola da Baixa Idade Média ? *
Respostas
Resposta:
A Baixa Idade Média começou após o ano 1000. Durante esse período foi verificado na Europa um grande crescimento demográfico e o ressurgimento do comércio, à medida que novas técnicas agrícolas permitiam maior produtividade de solos e colheitas.
Foi nessa época que começaram e se estabelecer as duas estruturais sociais que controlaram a Europa até o Renascimento: o senhorialismo – grupo de camponeses em aldeias que pagam renda e prestam vassalagem a um nobre, e o Feudalismo – organização política em que os nobres de estatuto inferior prestavam serviço militar aos seus senhores e recebiam como recompensa uma gleba e o direito de cobrar impostos em determinado território.
Durante a Baixa Idade Média houve a diminuição das guerras feudais e as invasões de povos à Europa (a última grande invasão havia sido a dos Vikings no século IX), como também a criação de novas técnicas, a exemplo do surgimento dos moinhos de vento e de água, a rotação trienal dos campos, o arroteamento de terras (drenagens de pântanos e derrubada de florestas para novas áreas agrícolas) e o incremento da metalurgia (graças ao início das Cruzadas).