Antes da queda de Luís XVI, ambos lutavam pelas mesmas causas revolucionárias, e eram assim chamados: revolucionários. Porém quando tomaram o poder e o rei estava morto, as ideias que antes os uniam, começaram a dividir os revolucionários, e dois grandes grupos se formaram na Convenção revolucionária: Os Girondinos e os Jacobinos. A partir do enunciado explique as principais diferenças entre esses dois grupos.
PRECISO DE UMA RESPOSTA E RÁPIDO
Respostas
Resposta:
A Revolução Francesa foi resultado direto da crise que a França vivia no final do século XVIII. A insatisfação popular (com a crise econômica e política que o país vivia) aliou-se com os interesses da burguesia em implantar no país as ideias do Iluminismo como forma de combater os privilégios da aristocracia francesa.
No final do século XVIII, a França era uma monarquia absolutista em que o rei era Luís XVI. O poder de Luís XVI, como em todo regime absolutista, era pleno, e a sociedade francesa era dividida em grupos sociais muito bem definidos. A composição social da França era a seguinte:
Primeiro Estado: clero;
Segundo Estado: nobreza;
Terceiro Estado: restante da população
Oi, Bom dia, Vamos lá!
As maiores diferenças é a parte da sociedade apoiada por cada um.
Jacobinos - Este grupo apoiava os camponeses e os que são a camada mais de baixo da sociadade , ou seja o grande partido do povo, sem contar que Defendiam a intervenção do Estado na economia, e sem contar que eram Contrários à monarquia
Girondinos - Este povo era o que apoiava a alta burguesia, Liberalismo econômico, Instalação de uma monarquia constitucional na França.
Espero ter te ajudado!