• Matéria: Português
  • Autor: moreninha1729
  • Perguntado 4 anos atrás

Resumo do livro 1984 (George orwell)

Mínimo uma página ​

Respostas

respondido por: almeida00099
7

Resposta:

A história se passa no ano de 1984, em um futuro distópico onde o Estado impõe um regime extremamente totalitário para a sociedade, através da vigilância do Grande Irmão, imposta pelo partido (Ingsoc), onde ninguém escapa do seu poder. Assim, o local do romance, Oceania, é dominado pelo medo e pela repressão, pois quem pensava contra o regime era acusado de cometer um crime (no livro, crimideia, ou crime de ideia, na tradução de novilíngua, idioma do futuro).

No romance, o persongem principal, que representa o contraponto ao regime, é Winston Smith. Logo ele começa a questionar o modo como age o Estado. Winston faz parte do Ministério da Verdade, tendo como função alterar dados para que toda a história, comunicado e documento estivesse de acordo com o que o partido pregava. A crimideia acontecia justamente quando alguma pessoa era denunciada por questionar esses documentos. A punição era aplicada pela Polícia do Pensamento, que eliminava a pessoa. “Crimideia não acarreta a morte: crimideia é a morte.”

Explicação:

espero ter ajudado!

respondido por: albqque
2

O liveo trata de um futuro distópico de 1984 o Estado cria um regime totalitário que dispõe da vigilância contínua imposta pelo partido INGSOC chamada de "O Grande Irmão" para que todos fiquem cientes do controle ali estabelecido.

Enredo

A população da Oceânia (antiga Londres) é calada e dominada por essa autoridade, porém, o protagonista Winston Smith questiona as ações do Estado. Ele faz parte do Ministério da Verdade, que tem como objetivo alterar todos os dados já existentes para que eles fiquem de acordo com o que o INGSOC acreditava e pregava.

Quando alguém da população questiona a legitimidade desses documentos, o indivíduo é acusado de cometer uma crimideia e o mesmo é punido pela polícia do pensamento, eliminando a pessoa de forma misteriosa.

As pessoas que iam contra os ideais desapareciam pois praticar a crimideia não levava a morte, a crimideia era a morte. Logo, nenhum indivíduo poderia ir contra as leis do partido, pos o Grande Irmão iria saber e esta pessoa desapareceria ou era torturada até obedecer o partido, e assim, voltar para a sociedade.

O Grande Irmão era o ditador que assumiu o poder depois da guerra. Apesar de seu poder absoluto, ninguém nunca o viu pois o desconhecido pode ser moldado de acordo com o medo de cada um, fazendo com que o oprimido se torne um ser mais obediente. Este ditador afirmava que a vida melhorou imensamente depois que ele ascendeu ao poder, mesmo que Winston se lembre de que as coisas não melhoraram tanto assim.

Winston conheceu Júlia, que era funcionária de outro departamento, e com esse amor nasceu também a vontade de se rebelar contra o Grande Irmão. O`Brien convida o casal para participar de uma equipe contrária ao regime para que essa rebelião seja bem sucedida.

O casal acaba sendo desmascarado pois a equipe era uma farsa do partido para achar criminosos. Ambos foram torturados por O'Brien no quarto 101, onde Winston foi devorado por ratos e acabou entregando Júlia, que por sua vez entregou Wiston. Eles passaram pela reeducação e voltaram para a sociedade.

Saiba mais sobre Regime Totalitário aqui: https://brainly.com.br/tarefa/546436

#SPJ2

Perguntas similares