Quais os elementos que compõem e definem a linguagem jurídica com instrumento do profissional de Direito
Respostas
Resposta:
1. Linguagem Jurídica e Sociedade
O estudo da linguagem jurídica é um dos momentos ricos de percepção da língua como instituição social, enraizada na tradição cultural que ela reproduz, transmitida de geração após geração.
2. Linguagem Jurídica: Semântica, Sintática e Pragmática
A existência das normas depende da linguagem, a linguagem é como um conjunto de símbolos onde podemos analisar em três concepções, conhecidos como: Concepção Sintática, que consiste basicamente em explicar a utilidade de escrever, e o mais importante interpretar o direito de forma correta, uma ideia de segurança jurídica.
3. Linguagem Jurídica e Análise do Poder
É sabido que a linguagem permeia todos nossos atos, em todas as instâncias da realidade social e que, por meio dela, se podem perceber manifestações de poder entre os indivíduos que deixam transparecer a hierarquia existente na sociedade.
4. Linguagem jurídica e análise semiótica do discurso jurídico
A análise narratológica do discurso jurídico pode ser feita, considerando-se a perspectiva de abordagem da Semiótica do Direito.
Há várias linhas teóricas com valiosa contribuição à análise semiótica do discurso jurídico, destacando-se as contribuições de Algirdas Julien Greimas, Eric Landowski, Bernard Jackson.