forme um grupo com tres colegas e discuta uma maneira de medir a densidade de um solido irregular.proponha uma experimento que permite,determinar a densidade de ferro utilizando um pedaço de ferro obido das sobras em uma serralheria.compare o resultado de experimento com o valor aceito oficialmente (d ferro = 7,874g/cm) e levante hipoteses para explicar alguma discrepancia que tenha ocorrido
Respostas
agora va em uma balança e determine qual a massa desse pedaço de ferro.
como densidade é massa / volume, basta vc dividir a massa medida pelo volume que vc encotrou e então vc vai ter a densidade experimental do ferro.
essas medidas estão sujeitas a alguns erros, por exemplo a profeta nao é tao precisa, logo pode haver um erro na medida do seu volume, outro erro em relação ao volume é na hora de vc ler qual o volume que deu vc ler erradamente. em relação a massa exemplos de erro pode ser na calibragem da balamça eletronica, ou corrente de ar pode alterar o valor detectado pela balança.
OBS: o mais correto a se fazer para minimizar os erros é vc fazer esses procedimentos de acordo com as regra de laboratorio ( como ler a proveta ao nivel dos olhos, fechar a balança depois de colocar o ferro e calibrar antes de usar) e alem disso deve - se repiter o procedimento no minimo tres vezes e então fazer um tratamento estatistico desses dado, assim eu garanto que vc se aproximara muito do valor real da densidade.
Lembre que densidade é a relação entre a massa e o volume do sólido;
D= m ÷ V onde D= densidade, m= massa, V= volume
1) cálculo da massa do ferro
- pesar a amostra em uma balança analítica e anotar o resultado;
2) cálculo do volume da amostra
- em uma proveta graduada (capacidade compatível com o tamanho da amostra) colocar água destilada até uma medida exata, anotar;
- mergulhar a amostra, o volume aumenta, anotar;
- a diferença entre o volume final e o volume inicial é o volume da amostra;
3) cálculo da densidade da amostra
- utilizando os valores calculados, aplicar
D= m ÷ V onde D= densidade, m= massa, V= volume
4) hipóteses para diferença entre a prática e o valor oficial:
a) imprecisão na leitura do volume;
b) balança descalibrada;
c) precisão da balança insuficiente;
d) impureza na amostra;
e) oxidação na amostra;
e) temperatura em que o experimento foi realizado;
f) executar o experimento apenas uma vez