faca um paralelo entre atualização do fogo nos primeiros tempos e na atualidade
primeiros tempos / Atualidade
Respostas
Resposta:Momento da História sem a presença da escrita
A Pré-História é definida como o ciclo anterior ao surgimento da escrita pelos povos sumérios, por volta de 3.500 a.C. Apenas no século XIX foi que o termo Pré-História começou a ser utilizado pelos estudiosos, momento que ainda cultivava-se a ideia de que os vestígios históricos das civilizações poderiam ser feitos apenas por documentos escritos, ignorando as tradições orais e culturais.
Apesar disso, o período é de grande importância para a história da evolução humana. Com o passar dos tempos, o homem desenvolveu saídas para os problemas que impediam a sobrevivência (casas, objetos, roupas, ferramentas, etc.).
Divisão da Pré-História
A Pré-História se separa em três fases: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), Neolítico (Idade da Pedra Polida) e Idade dos Metais.
Paleolítico
Período tido como o mais longo da Pré-História, do aparecimento da humanidade até 8000 a.C. Na Idade da Pedra Lascada, os homens eram nômades, ou seja, viviam em grupos deslocando-se constantemente para locais mais seguros e com possibilidade de caça, pesca, e coleta de frutos e raízes.
Na época de frio, chuvas ou até mesmo para fugir de animais, habitavam cavernas, tendas de pele animal ou cabanas feitas com galhos. Inicialmente, as ferramentas produzidas eram de madeira, ossos e dentes, depois, de pedras lascadas e marfim.
Os indivíduos se comunicavam com uma linguagem primitiva, baseada em baixa quantidade de sons e nenhuma elaboração de palavras e frases. A principal forma de comunicação era através das pinturas rupestres, quando expressavam nas paredes os sentimentos e as descobertas do cotidiano.
O domínio do fogo foi uma das maiores conquistas do homem paleolítico. A princípio era feito pela queda de raios, porém, com o passar dos tempos, a humanidade aprendeu a provocar o fogo pelo atrito entre as pedras ou madeiras.
A sobrevivência humana não foi mais a mesma após o controle do fogo: conseguiam se proteger do frio, esquentavam os alimentos e de sobra espantavam animais ferozes.
O planeta, por volta de 18000 a.C, encarou inúmeras mudanças climáticas e geográficas. Essas alterações mudaram drasticamente a maneira de convívio entre o homem e a natureza, começando assim a Idade da Pedra Polida.
Neolítico
Neste segundo ciclo da Pré-História, o homem alcançou um importante grau de estabilidade. Com o sedentarismo, houve a possibilidade do cultivo de alimentos e domesticação de animais.
A agricultura (plantação de trigo, milho, mandioca, etc.) e o pastoreio (criação de porcos, cavalos, carneiros, etc.) foram essenciais no processo de fabricação de excedentes, garantindo os meios de alimentação nos períodos de seca e inundações.
Por causa dos significativos avanços, a época é reconhecida pelos historiadores como “Revolução do Neolítico” ou Revolução Agrícola e Pastoril”.
O controle do sistema de polimento (esfregar as pedras no chão ou na areia) tornou as ferramentas mais elaboradas, facilitando a fabricação de facas, machados e enxadas.
Além disso, outras novidades surgiram na Idade da Pedra Polida:
• Casas de madeira, barro, pedra e argila
• Substituição das roupas de pele animal por causa das técnicas de fiação e tecelagem
• Manejo do cobre e ouro
• Início das viagens pelo mar e terra
No final da fase neolítica a fabricação de cobre, ferro e bronze começa a se intensificar, substituindo os objetos em pedra. Esse desenvolvimento possibilitou a invenção de ferramentas mais resistentes e de variadas utilidades.
As comunidades primitivas, que eram formadas de acordo com ao laços sanguíneos ou costumes, passaram a se organizar em forma de Estado e divididas por categorias sociais.
Explicação:
Espero ter ti ajudado ❤️✨❤️✨❤️✨❤️✨