Respostas
Resposta:
Desvantagem: Perda de benefícios
Perdem-se os benefícios do comércio livre entre países de blocos diferentes.
Desvantagem: Distorção do comércio
Os blocos comerciais são suscetíveis de distorcer o comércio mundial e reduzir os efeitos benéficos da especialização e da exploração da vantagem comparativa.
Desvantagem: Ineficiências e desvio do comércio
Os produtores ineficientes dentro do bloco podem ser protegidos dos produtores mais eficientes fora do bloco. Por exemplo, os agricultores europeus ineficientes podem ser protegidos das importações a baixo custo dos países em desenvolvimento. O desvio do comércio surge quando o comércio é desviado de produtores eficientes que estão sediados fora da zona de comércio.
Desvantagem: Retaliação
O desenvolvimento de um bloco comercial regional é suscetível de estimular o desenvolvimento de outros. Isto pode conduzir a litígios comerciais, como os que existem entre a UE e a NAFTA, incluindo o recente litígio Boeing (EUA)/Airbus (UE). A UE e os EUA têm uma longa história de litígios comerciais, incluindo o litígio sobre as pautas aduaneiras do aço dos EUA, que foram declarados ilegais pela OMC em 2005.
Além disso, existem as chamadas guerras da carne de bovino, com os EUA a aplicarem direitos aduaneiros de 60 milhões de libras esterlinas à carne de bovino da UE, em resposta à proibição da UE de carne de bovino americana tratada com hormonas; e as queixas apresentadas à OMC sobre o generoso apoio agrícola recíproco.
Durante os anos 70, muitas antigas colónias britânicas formaram os seus próprios blocos comerciais em reação à adesão do Reino Unido ao mercado comum europeu.
Maior interdependência em relação ao desempenho económico de outros países no bloco comercial
Se a zona euro entrar em recessão, esta afetará todos os países da zona euro. No entanto, isto é quase inevitável mesmo que os países não se encontrem formalmente num bloco comercial devido a uma relação estreita entre os ciclos comerciais dos diferentes países.
Desvantagem: Aumento da influência das multinacionais
O comércio livre pode ser feito ao preço de permitir a livre circulação de capitais. Isto pode ter vantagens em termos de investimento interno. Mas pode também ter custos para os produtores nacionais com custos mais elevados. O comércio livre pode conduzir ao desemprego estrutural, à medida que os recursos passam de indústrias não competitivas para indústrias mais recentes.