faça uma pesquisa sobre o uso de games na habilitação de pacientes e depois faça um resumo de um texto de pelo menos 12 linhas
Respostas
Resposta:
O uso de videogames em sessões fisioterapêuticas, neurológicas e ortopédicas vem sendo difundido como solução para tornar a reabilitação de pacientes mais dinâmica e recreativa. Conhecida como gameterapia, a técnica foi desenvolvida no Canadá em 2006 e, desde então, ganhou milhares de adeptos no mundo.
Explicação:
Gameterapia de forma simples e direta é um tipo de terapia lúdica, em que se faz uso de jogos eletrônicos como ferramenta facilitadora. Sua aplicação pode variar consideravelmente, já que cada tipo de jogo interage com o paciente de forma diversa. O trabalho do terapeuta é garantir que a aplicação da ferramenta esteja correta, sempre de acordo com o objetivo terapêutico original.
Os problemas que podem ser corrigidos com a gameterapia são bem amplos. Ela tem aplicações para melhoria de postura, reabilitação física, estímulo neurológico, entre muitas outras.
A terapia de jogos estimula fortemente várias partes do cérebro.
O videogame é conhecido por deixar algumas crianças bem agitadas, dificultando o sono e a concentração quando jogado em excesso. Porém, em dosagens moderadas e com o direcionamento certo, o ambiente digital interativo dos jogos é uma excelente maneira de exercitar diversas partes do cérebro ao mesmo tempo.
Os estímulos mais comuns estão relacionados à orientação visual e à coordenação motora. É necessário ter várias conexões neurais para captar os estímulos visuais e transmitir rapidamente estes comandos, de forma coordenada, até mãos, pés e dedos.
O uso de videogames em sessões fisioterapêuticas, neurológicas e ortopédicas vem sendo difundido como solução para tornar a reabilitação de pacientes mais dinâmica e recreativa. Conhecida como gameterapia, a técnica foi desenvolvida no Canadá em 2006 e, desde então, ganhou milhares de adeptos no mundo. Por muito tempo, foi rotulado como incentivador do sedentarismo. Entretanto, o que nem todos sabem é que eles também podem ser utilizados com finalidade terapêutica e podem ser bastante benéficos à saúde. Assim, surgiu em meados de 2006, no Canadá, o conceito de “gameterapia”, com a finalidade de utilizar de videogames, com sensores de movimentos, por profissionais da saúde para tratar pacientes. Essa prática tem se popularizado em diversos países, incluindo o Brasil, através da Fisioterapia.