O Antikythera é um mecanismo formado por 82 fragmentos de bronze que estava em uma caixa de madeira, encontrado em uma galeria romana que naufragou próximo à ilha grega que lhe forneceu o nome.
Em sua tampa se encontram inscrições que indicam os nomes dos meses, os planetas e outras inscrições relacionadas à contagem do tempo e astronomia. Mesmo que haja muita discussão acerca de sua utilidade, importantes arqueólogos a veem como um mecanismo de análise astronômica, útil para cronologia, prever eventos como eclipses, para identificar planetas ou até mesmo estudar seus movimentos.
Essas utilidades ampliam as possibilidades de uso deste equipamento na Grécia clássica, principalmente para definir a cronologia e datas de eventos especialmente simbólicos.
Inicialmente, a historiografia __________ só aceitava como fontes válidas __________, o que limitava os estudos e a capacidade de análise dos processos históricos. Com o surgimento de novos paradigmas, em especial o _________ se ampliou as fontes aceitáveis, como, por exemplo, _______ e _______, o que enriqueceu as análises historiográficas.
A partir da análise do texto e dos estudos realizados sobre esse enigmático mecanismo, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
Marxista – as materiais – materialista – artefatos – oralidade.
b)
Fenomenologista – a oralidade – marxista – escritas – materiais.
c)
Positivista – os documentos escritos – fenomenológico – iconográficas – orais.
d)
Metódica – os documentos escritos – positivista – materiais – iconográficas.
e)
Materialista – as iconográficas – metódico – materiais – orais.
Respostas
A alternativa que preenche corretamente as lacunas.
c) Positivista – os documentos escritos – fenomenológico – iconográficas – orais.
Inicialmente, a historiografia positivista só aceitava como fontes válidas os documentos escritos, o que limitava os estudos e a capacidade de análise dos processos históricos.
Com o surgimento de novos paradigmas, em especial o fenomenológico se ampliou as fontes aceitáveis, como, por exemplo, iconográficas e orais, o que enriqueceu as análises historiográficas.
A historiografia positivista marcou o início do desenvolvimento da ciência moderna, necessariamente comprovável, sendo então, as fontes escritas consideradas as únicas ferramentas realmente científicas no estudo histórico.
Após o positivismo e a abertura de pensamento trazido pela movimento da Escola de Annales, a fenomenologia ampliou as possibilidades do estudo histórico: símbolos, imagens e objetos também puderam contribuir para esclarecer fatos e eventos passados.
Bons estudos!
Resposta:
c) Positivista – os documentos escritos – fenomenológico – iconográficas – orais.
Explicação: