Respostas
Resposta:
Olá.
Sua pergunta é pouco difícil de responder. Mas vamos lá.
Eu entendo que você está comentando em relação aqueles roteadores residenciais Wi-Fi (Intelbras, D-Link, Linksys, entre outros).
Neste caso, o DNS é sim configurado no roteador, porém o roteador apenas recebe o endereço do "serviço" do DNS. Não necessariamente faz o papel de DNS.
Uma sugestão que eu posso te passar, seria você tentar usar outro provedor de DNS. Por exemplo: se você tem contratado a VIVO como prestadora de internet, você vai nas configurações do roteador, procura os parâmetros de DNS, e altera o endereço existente para outro provedor, por exemplo a Google ou Embratel, os endereços respectivamente são: 8.8.8.8 e 4.2.2.2
Pode acontecer que a prestadora de internet restringe o trafego de pacotes de DNS para somente o endereço deles próprio, neste caso, você pode mudar diretamente no seu computador/laptop. Na interface de rede, você vai em propriedades, procura o item TCP/IPv4, e em propriedades desse item, você seleciona "Endereço DNS fixo", e entra com as informações de endereço que te passei acima. Para voltar o padrão é só selecionar a opção "Obter endereço automaticamente."
Acredito que trocar a ISO (firmware) do roteador não irá resolver o seu problema. Muitas vezes esses equipamentos não tem uma nova ISO disponível para update.
Se você estiver falando de equipamentos corporativos, roteadores Cisco, Avaya, HP, Dell etc. Ai sim, é possível tenha um novo firmware disponível, porém toda atualização tem riscos de dar falhas.
Se não te ajudei, por favor compartilha o problema que acontece.
abs,