Respostas
São:
- filosofia antiga;
- filosofia medieval
- filosofia moderna;
- filosofia contemporânea.
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
(nn é para copiar tudo, apenas este início, se quiser copie algumas características extras, que deixei mais abaixo da resposta)
Lembre-se que a filosofia está dividida didaticamente em 4 períodos:
Filosofia Antiga.
Filosofia Medieval.
Filosofia Moderna.
Filosofia Contemporânea.
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
Filosofia Grega:
A filosofia grega está dividida em três períodos:
Período Pré-socrático (séculos VII a V a.C.): corresponde ao período dos primeiros filósofos gregos que viveram antes de Sócrates. Os temas estão centrados na natureza, do qual se destaca o filósofo grego Tales de Mileto.
Período Socrático (séculos V a IV a.C.): também chamado de período clássico, nesse momento surge a democracia na Grécia Antiga. Seu maior representante foi o filósofo grego Sócrates que começa a pensar sobre o ser humano. Além dele, merecem destaque: Aristóteles e Platão.
Período Helenístico (séculos IV a.C. a VI d.C.): Além de temas relacionados com a natureza e o homem, nessa fase os estudos estão voltados para a realização humana por meio das virtudes e da busca da felicidade.
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
filosofia medieval:
Muitos filósofos dessa época também faziam parte do clero ou eram religiosos. Nesse momento, os grandes pontos de reflexão para os estudiosos eram: a existência de Deus, a fé e a razão, a imortalidade da alma humana, a salvação, o pecado, a encarnação divina, o livre-arbítrio, dentre outras questões.
Sendo assim, as reflexões desenvolvidas no medievo, ainda que pudessem contemplar os estudos científicos, não podiam se contrapor à verdade divina relatada pela Bíblia.
Uma vez que a Idade Média foi um longo período da história ocidental, dividimos a Filosofia Medieval em quatro fases:
Filosofia dos Padres Apostólicos;
Filosofia dos Padres Apologistas;
Patrística;
Escolástica.
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
filosofia moderna
começa no século XV quando tem início a Idade Moderna. Ela permanece até o século XVIII, com a chegada da Idade Contemporânea.
Ela marca uma transição do pensamento medieval, fundamentado na fé e nas relações entre os homens e Deus, para o pensamento antropocêntrico, marca da modernidade, que eleva a humanidade a um novo status como o grande objeto de estudo.
Diversas transformações ocorreram no pensamento europeu da época dos quais se destacam:
a passagem do feudalismo para o capitalismo;
o surgimento da burguesia;
a formação dos estados nacionais modernos;
o absolutismo;
o mercantilismo;
a reforma protestante;
as grandes navegações;
a invenção da imprensa;
a descoberta do novo mundo;
o início do movimento renascentista.
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
Filosofia Contemporânea
é aquela desenvolvida a partir do final do século XVIII, que tem como marco a Revolução Francesa, em 1789. Engloba, portanto, os séculos XVIII, XIX e XX.
Note que a chamada "filosofia pós-moderna", ainda que para alguns pensadores seja autônoma, ela foi incorporada a filosofia contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas
Esse período é marcado pela consolidação do capitalismo gerado pela Revolução Industrial Inglesa, que tem início em meados do século XVIII.
Com isso, torna-se visível a exploração do trabalho humano, ao mesmo tempo que se vislumbra o avanço tecnológico e científico.
Nesse momento são realizadas diversas descobertas. Destacam-se a eletricidade, o uso de petróleo e do carvão, a invenção da locomotiva, do automóvel, do avião, do telefone, do telégrafo, da fotografia, do cinema, do rádio, etc.
As principais características e correntes filosóficas da filosofia contemporânea são:
Marxismo
Positivismo
Racionalismo
Utilitarismo
Pragmatismo
Cientificismo
Niilismo
Idealismo
Liberdade
Existencialismo
Fenomenologia
Subjetividade
Sistema Hegeliano
Materialismo dialético
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
espero ter ajudado! ❤ mto obrigada pela atenção!
filosofia antiga;
filosofia medieval;
filosofia moderna;
filosofia contemporânea.