• Matéria: Contabilidade
  • Autor: VIVIANERESENDE
  • Perguntado 4 anos atrás

Por meio de qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida (CPC, 2012, on-line).

O MEP é utilizado para avaliar as participações societárias em outras empresas. Essa participação pode ocorrer em forma de ações ou quotas classificadas no grupo de investimentos do ativo não circulante; e para obter o valor do acréscimo ou da redução a ser efetuada na conta de investimentos, sujeitos à avaliação do MEP, é preciso realizar cálculos do valor atualizado do investimento, contabilização dos dividendos etc. (CAMELO, 2019).
Diante do exposto, considere a situação em que a Companhia D possui investimento permanente na Companhia E. O valor registrado do investimento no ativo da Companhia D é de $ 800.000. Sabendo que a Companhia D possui uma participação de apenas 8% na Companhia E, mas possui influência significativa nesta, visto que todo o know-how utilizado na fabricação dos produtos da Companhia E é fornecido pela Companhia D e, também, grande parte do conselho de administração da Companhia E é composto pelos mesmos membros do conselho de administração da Companhia D.
No encerramento do exercício em X2, a Companhia E enviou os demonstrativos contábeis para a Companhia D. O patrimônio líquido estava composto da seguinte forma:


Patrimônio Líquido X1 X2
Capital social 6.000.000 6.000.000
Reservas de lucros 4.000.000 7.000.000
Totais 10.000.000 13.000.000


Ainda, a Companhia E anunciou também que haverá o pagamento de dividendos aos acionistas no valor de $2.000.000.




Considerando o enunciado, o tema Método de Equivalência Patrimonial e o material da disciplina referente ao tema:

a) De acordo com a apresentação dos saldos e as informações listadas, aplique o método da equivalência patrimonial...

b) Faça os lançamentos contábeis do resultado da equivalência e também da distribuição dos dividendos.

c) Demonstre como ficaria registrado o ativo não circulante da empresa D, após as movimentações realizadas nas letras a e b;

d) A seguir, responda a seguinte questão: por que, nesse caso, foi aplicado o Método de Equivalência Patrimonial (MEP), haja vista que a empresa D possui somente 8% de participação na Companhia E?


Anônimo: Olá, me chamo Bruno e quem já é meu cliente só mandar um alô no whats que eu tenho esse mapa sub. Pra quem ainda não é meu cliente, eu sou acadêmico do curso de ciências contábeis da Unicesumar, faço mapas e atividades para quem não tem tempo, meus mapas e atividades quase sempre são nota máxima. Se precisar de referências sobre mim, passo sem problemas. Caso tenha interesse me chame no whats 66999191032, também aceito pagamento no cartão de crédito via pic pay.

Respostas

respondido por: karol28621
0

Resposta:

A RESPOSTA É A LETRA (D) Anjinho

Perguntas similares