Respostas
Resposta: O caso que gera maior tensão na região é a disputa entre a Bolívia e o Chile por um território no norte chileno, onde está a cidade portuária de Antofagasta e que constituía no passado a saída boliviana ao mar ,O governo chileno argumenta que as atuais fronteiras foram definidas no Tratado de Paz de 1904.
Explicação:
Explicação:
Os conflitos por disputas territoriais acontecem por alguns fatores como: A disputa entre a Bolívia e o Chile por um território no norte chileno, sem dúvida é o caso que gera maior tensão na região,onde está a cidade portuária de Antofagasta e que constituía no passado a saída boliviana ao mar. Os bolivianos perderam a área para os chilenos na Guerra do Pacífico (1879-1883). Nos últimos anos, o caso parou na Corte Internacional de Justiça da Haia. O governo chileno argumenta que as atuais fronteiras foram definidas no Tratado de Paz de 1904.
Além disso, em 1975, o ditador chileno Augusto Pinochet propôs à Bolívia a entrega de uma estreita faixa de terra para que o país tivesse um acesso ao mar. A proposta não foi adiante porque gerou um contencioso com o Peru, pois a área oferecida por Pinochet pertencera originalmente aos peruanos e fora anexada pelo Chile na Guerra do Pacífico. Por causa dessa guerra, o Peru reclama territórios onde estão as cidades de Arica e Taracapá, perdidas para os chilenos.
Tudo isso contribui para "tensão" territorial com os países vizinhos.
Espero ter ajudado.