Malária:
- Nome científico:
- Forma de contágio:
- Reprodução:
- Hospedeiro:
- Sinais e sintomas:
- Diagnóstico:
- Profilaxia ou prevenção:
- Tratamento:
Preciso da fonte bibliográfica(site da onde foi retirado)
Respostas
Resposta:
Malária:
- Nome científico:
Plasmodium
- Forma de contágio:
Por picadas ou ferroadas de animais ou insetos.Por produtos sanguíneos (agulhas sujas ou sangue não testado).
- Reprodução:
Com a saliva do mosquito, ocorre a inoculação das formas do plasmódio, denominadas de esporozoítos, que circulam na corrente sanguínea até penetrarem o fígado e baço. Durante essa fase, ocorre a reprodução por divisão múltipla, o que origina a forma denominada de merozoítos. Alguns protozoários, como o P.
- Hospedeiro:
O parasita da malária necessita de dois tipos de hospedeiros para completar o seu ciclo de vida: os humanos e as fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. Os mosquitos são os vetores da doença.
- Sinais e sintomas:
Os sintomas são calafrios, febre e sudorese, ocorrendo geralmente algumas semanas depois da picada.
- Diagnóstico:
O diagnóstico confirmatório da malária baseia-se no encontro de parasitos no sangue. O método mais utilizado é a microscopia de gota espessa de sangue, colhida por punção digital e corada pelo método de Walker.
- Profilaxia ou prevenção:
A malária não pode ser transmitida pela água. Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.
- Tratamento:
O tratamento é feito por meio do uso de antiparasitários
Geralmente, pessoas que viajam para áreas onde a malária é comum tomam remédios preventivos antes, durante e depois da viagem. O tratamento inclui medicamentos antimaláricos.