Atividades
1. Vamos fazer a sintese (resumo) sobre o Renascimento?
a) O que foi:
b) Quando aconteceu:
c) Onde começou:
d) Paises por onde se espalhou:
e) Características:
f) Principais artistas:
2. Explique: mecenas e mecenato.
R.:
3. Associe o artista à sua obra:
(A) Michelangelo
(B) Rafael
(C) Leonardo da Vinci
Respostas
Resposta:
Oque foi o Renascimento?
Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia.
Quando aconteceu?
O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.
Onde começou?
Itália
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
Países onde se espalhou.
Por Renascimento Cultural entende-se uma atmosfera de eferverscência artística e intelectual de caráter urbano que se fez presente na Europa, sobretudo na região da Península Itálica (atual Itália), dos Países Baixos (atual Holanda) e outras regiões do norte europeu entre os séculos XV e XVI.
Características:
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Principais artistas:
Na escultura, pintura e arquitetura, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Donatello e Sandro Botticelli foram os principais nomes. O italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi pintor, engenheiro, inventor e escultor desse movimento.
︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶︶
2. Mecenas e mecenato.
No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.
O mecenato pode ser definido como um incentivo destinado à produção cultural. A prática, que teve início durante o Império Romano tinha como objetivo promover o trabalho dos artistas e também cientistas.