Respostas
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
olá, bom dia! <3
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
Festa Junina: resgate da cultura e das tradições
Saiba qual a importância dos festejos da cultura popular brasileira dentro da escola e seu impacto na vivência da criança.
Fogueira, bandeirolas, chapéus, roupa xadrez e quadrilha. Em muitas escolas, as celebrações da Festa Junina se limitam a esses elementos. No entanto, não raramente, os alunos nem sabem como ou por que essa festividade existe.
É aí que os educadores entram em ação: a Festa Junina e o resgate da cultura brasileira na escola podem e devem andar juntos, e nesse sentido a busca por compreender as tradições por trás de cada elemento torna-se bastante relevante.
Importância da vivência cultural para a criança
O Brasil é um país de grande diversidade cultural, e muitas datas são comemoradas conforme a tradição de cada região. Se nas festas nordestinas predominam, por exemplo, o forró, os bonecos mamulengos, a literatura de cordel, a quadrilha e a homenagem aos santos, o interior paulista celebra a colheita da lavoura, o convívio pautado na prosa e na música ao redor da fogueira e a produção artesanal de alimentos típicos da vida camponesa.
A compreensão dessas diferenças pode ser facilitada por meio do conhecimento das origens portuguesas da Festa Junina em nosso país, levando-se em consideração os aspectos históricos e culturais de cada região. As festas podem ser ótimas oportunidades de aprendizado e enriquecimento cultural. Ao ter contato com esses processos, a criança não apenas compreende melhor a origem de alguns elementos presentes nas festas, mas passa apreciar e a valorizar a diversidade cultural brasileira, partindo de um lugar de respeito.
Priorizar a pluralidade cultural é também uma excelente maneira de desconstruir alguns preconceitos em relação à figura do caipira, quase sempre mostrado como um camponês bobo e ingênuo, alvo de piadas e de imitações maldosas.
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
boa sorte! <3