Sobre os princípios do utilitarismo de Stuart Mill é correto afirmar que: *
a) Com bases no empirismo e no liberalismo o utilitarismo é considerado uma filosofia egoísta, pois busca o prazer.
b) Com influência do liberalismo, é uma corrente que defende a busca da felicidade individual.
c) A felicidade é o maior dos bens para essa corrente e para encontrá-la o indivíduo pode, inclusive, ferir o bem comum.
d) Para essa corrente a felicidade se assemelha ao hedonismo, pois deve ser encarado como a felicidade passageira e inconstante.
e) É uma corrente individualista, mas que pensa no coletivo como a realização da felicidade através do poder de comandar.
Respostas
Resposta:
O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada.
“Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista. O utilitarismo é uma doutrina ética proposta primeiramente por Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873). Tal doutrina fundamenta-se no princípio de utilidade, que determina que a ética deve basear-se sempre em contextos práticos, pois o agente moral deve analisar a situação antes de agir, e sua ação deve ter por finalidade proporcionar a maior quantidade de prazer (bem-estar) ao maior número de pessoas possível para que seja moralmente correta. Dessa maneira, o utilitarismo descarta por completo o imperativo categórico kantiano, tirando toda a correção moral de uma razão universal e oferecendo-a ao sujeito.
Explicação:
Resposta:
dos mitos estudados no capítulo 3 citi 2 dele que mais chamaram a sua atenção explique