• Matéria: História
  • Autor: vanessasantos06598
  • Perguntado 4 anos atrás

5) Qual sociedade brasileira desconhece a sociedade privada?​

Respostas

respondido por: Lucasrodrigs601
0

Resposta: Engels, como já mencionado, nos traz, com base em estudos de Lewis Morgan, as diversas etapas da consolidação da propriedade privada (principalmente a da terra, mais significante, ao menos, para o nosso trabalho) em razão da modificação dos paradigmas da família que foram se alterando no decorrer do tempo.

De forma bastante resumida, houve até então, “três estágios fundamentais” da evolução da humanidade, que correspondem a três formas principais de casamento. São, portanto:

a) estágio selvagem - período que corresponde à infância da raça humana até a invenção do arco e flecha e o predomínio da apropriação de produtos da natureza já prontos. Foi basicamente a Idade da Pedra, onde subsistiram o casamento por grupos. A família comunista, onde todos trabalham para o bem comum, em razão da pequena densidade demográfica, não havia necessidade de grande produção de bens de consumo, apenas o necessário à subsistência da comunidade.

b) estágio da barbárie - há a introdução da cerâmica, a criação de animais, o cultivo em larga extensão, poderíamos dizer aqui, com propriedade, que esse estágio corresponde a Idade dos Metais, onde se domina a técnica da fundição do cobre e estanho, o bronze e posteriormente o ferro. A terra cultivada continuou, nesse período, a ser propriedade da tribo. Tem-se o casamento pré- monogâmico.

Jean- Jacques Rousseau, filósofo humanista, assevera com bastante pesar: “Para o poeta foram o ouro e a prata, mas para o filósofo, foram o ferro e o trigo que civilizaram os homens e perderam o gênero humano”5;

c) estágio da civilização - período de incremento da aprendizagem; artes, o homem passa a produzir superavit de produção, podendo comercializar o excedente.

Perguntas similares