• Matéria: História
  • Autor: jacksonneto363
  • Perguntado 4 anos atrás

Para as elites agrárias, a política era a extensão de seus negócios, o que favoreceu o aparecimento de líderes regionais, civis ou militares, conhecidos como caudilhos, que assumiam o poder para defender os interesses de um determinado grupo oligárquico, governando geralmente de forma autoritária. Portanto, o caudilhismo é um fenômeno característico da América Latina após a independência, relacionado à manutenção do latifúndio e da economia agroexportadora. Neste sentido assinale a alternativa correta: *
6 pontos
O surgimento de caudilhos foi favorecido pela estrutura social das ex-colônias espanholas e portuguesas, nas quais latifundiários detinham grande poder político a exemplo do coronelismo no Brasil.
No Brasil, o caudilhismo foi representado pelos dois Imperadores que usaram o próprio carisma para exercerem o poder como líderes autoritários que, ao mesmo tempo, estabeleciam estreitas relações pessoais com a população com base em apelos emocionais.
Na Argentina, Juan Domingo Perón foi o maior representante desse tipo de Estado. Fenômeno urbano, o peronismo seduziu as massas populares com propostas nacionalistas e modernizadoras.
O caudilhismo iniciou sua queda em meados do século XX, devido ao processo de industrialização, à imigração europeia e à reforma eleitoral, somado à decadência dos exércitos, que passaram a combater as ditadura militares, no Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai, Chile, Haiti e Peru.
O caudilhismo na América Latina ocorreu porque as estruturas políticas eram fundamentalmente democráticas em contraposição às estruturas oligárquicas, a maioria da população era alfabetizada e participava pelo voto das definições do poder.

Respostas

respondido por: elbavdalbem
1

Resposta:

O surgimento de caudilhos foi favorecido pela estrutura social das ex-colônias espanholas e portuguesas, nas quais latifundiários detinham grande poder político a exemplo do coronelismo no Brasil.

Explicação:

Perguntas similares