Respostas
Resposta:
A contração muscular depende da disponibilidade de íons cálcio e o relaxamento muscular está na dependência da ausência destes íons. O fluxo de íons cálcio é regulado pelo retículo sarcoplasmático, para a realização rápida dos ciclos de contração muscular.
Resposta:Na contração muscular o processo fisiológico característico das fibras musculares, corresponde a capacidade de gerar tensão com a ajuda de um neurônio motor. O estímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retículo sarcoplasmático (um conjunto de bolsas membranosas citoplasmáticas onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contração muscular.
Já o termo relaxamento muscular designa o fenômeno fisiológico de distensão da musculatura que ocorre tanto naturalmente, como após uma contração muscular, quanto por ação de medicamentos. O relaxamento muscular também pode ser obtido através da prática de uma técnica de relaxamento.
Explicação: