• Matéria: História
  • Autor: andressasantossilvar
  • Perguntado 4 anos atrás

a forma como o presidente eleito lidou com a chamada “Grande Depressão” é caracterizada:

A- Pela imposição de uma ditadura fascista, tornando assim, ao consolidar um Estado Totalitário, o país regido por um modelo corporativista.
B- Pela total estatização dos meios de produção e planificação da economia, tendo sob inspiração a União Soviética.
C- Pela intensificação das políticas liberais, desregulamentando ainda mais a economia e aprofundando a idéia de livre mercado.
D- Pela declaração de guerra dos Estados Unidos ao Japão, fazendo assim que o rearmamento nacional fosse uma ferramenta de recuperação econômica.
E- Pela adoção de um modelo keynesiano, marcado por forte intervenção do Estado na economia como indutor de crescimento econômico e empregos. ​

Respostas

respondido por: tatianedaniel0101
17

Resposta:

alternativa E

Explicação:

acertei no CMSP


DegoladorDeProfessor: está certo msm!
respondido por: nataliafransantos
2

Sobre a forma como o presidente lidou com Grande Depressão, está correta a letra e.  

O plano adotado foi baseado nas ideias de John Maynard Keynes, um economista inglês, em razão disto, foi denominado com este nome. Este modelo contrariava os princípios liberais que afirmava que o Estado não deveria intervir na economia.  

Este plano possuía uma série de medidas que adotadas em conjunto, poderiam contribuir para o país vencer a crise. O plano contrariava o princípio da não-intervenção do estado na economia, rompendo com o liberalismo econômico, que até então vigorava.  

Houve a tentativa de buscar conciliação entre as leis de mercado e o respeito pela iniciativa privada com a intervenção do Estado nos vários setores da economia.  

O valor de produtos agrícolas e industriais tiveram sua produção controlada, empréstimos foram concedidos, a produtores arruinados pela crise, diversas obras públicas foram criadas para o surgimento de novos postos de trabalho, criou o salário desemprego, os salários foram fixados e carga horária de trabalho limitada.

O plano conseguiu controlar a crise econômica e a partir de 1935, crise econômica começa a perder a sua força. As ideias keynesianas são consideradas precursoras do “Estado de Bem-Estar Social”, desenvolvido na Europa no pós Segunda Guerra Mundial.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/10174535

Anexos:
Perguntas similares